Mais de 70 mil alunos da rede municipal participam de Avaliação de Desempenho

10-10aluManaus – A rede municipal de ensino realizou nesta quinta-feira, 9, a Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE). A prova foi aplicada para 77.536 mil alunos do 2º, 3º, 4º e 8º ano do Ensino Fundamental. O resultado da avaliação deve sair de 15 a 20 dias.

A prova de caráter pedagógico teve conteúdo relacionado ao 3° bimestre e reuniu 348 escolas municipais para a avaliação do aprendizado dos estudantes nas disciplinas de português e matemática, desde o início do ano letivo até agora.

Segundo a chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed, Núbia do Socorro Pinto Breves, o diferencial da avaliação foi a proposta curricular da Secretaria e do Aprende Brasil da Positivo, com os alunos do 8º ano e mais 29 escolas, com estudantes do 2º e 4º ano.

“Nós estamos ajustando e avaliando a estrutura da prova neste ano, para que a mesma venha atender as expectativas da secretaria. A Semed trabalha, também, com a estrutura de análise dos resultados, procurando a cada avaliação melhorar o desempenho, já pensando no próximo ano”, disse. Ela informou que haverá avaliação dos alunos do Programa de Aceleração de Aprendizagem (PAA), no dia 13 de outubro, e quatro escolas, que atendem alunos indígenas, dia 16 de outubro.

Cerca de 330 alunos da Escola Municipal Elvira Borges, no bairro da Compensa, zona Oeste da cidade, participaram da avaliação da ADE da Semed. Para a professora Maria do Socorro Viana, a prova foi proveitosa e os alunos tiveram uma boa preparação para que alcançassem um bom desempenho.

“A preparação foi feita ao longo de todo bimestre. Nós preparamos os professores, alunos e identificamos os conteúdos que seriam trabalhados. A partir desta identificação, nós fizemos um trabalho sistematizado. Acredito que todos tiveram um bom desempenho porque os alunos tiveram uma boa preparação. Além disso, as faltas foram mínimas. Estou confiante em um bom resultado nesta avaliação”, comentou.

Aluna do 4º ano matutino, Rayssa Taylane, 11, acredita que fez uma boa prova, principalmente devido a sua dedicação de pegar os livros e estudar por várias horas em casa.

“Acho que fui bem, porque estudei muito na minha casa, apesar de ter ficado nervosa. A parte mais difícil foi matemática, mas consegui superar. A professora me orientou e fiz tudo direitinho. Nós fizemos muitas tarefas para se preparar para hoje (quinta), por isso, não achei muito difícil”, disse.

A Escola Municipal Firme na Fé, bairro Alvorada, é outra unidade de ensino que participou da prova. No total foram 680 alunos do 2º ao 4º ano, nos dois turnos. A aluna do 4º ano, Gabriele Alessandra, 10, não teve muita complicação para responder as questões de português e matemática, principalmente devido a sua preparação na escola e também fora do horário de aula.

“Minha prova foi fácil e divertida porque tive os professores para ajudar na orientação de algumas dúvidas. Estudei bastante em minha casa para tirar boas notas nas duas matérias. Além do mais, faço o Programa Mais Educação e tenho como reforço português e matemática, o que também ajudou muito na hora de responder”, destacou.

Dados

Como preparação para a Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), a Semed realizou no mês de fevereiro a chamada avaliação diagnóstica, com 348 escolas e a participação de 78.743 alunos da rede municipal de ensino.

A avaliação da ADE no 1º bimestre ocorreu nos dias 5 e 6 de maio, reunindo 348 unidades de ensino, com 80.182 estudantes. A prova do 2º bimestre reuniu 364 escolas, com um total de 108 mil alunos, no dia 6 de agosto.
A quarta avaliação da ADE deve ocorrer no mês dezembro.

Texto: Paulo Rogério Veiga – Foto: Cleomir Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.