Manaus AM – A tradicional Feira da Panair, no bairro do Educandos, voltou ser palco de apreensão de pescado ilegal pelo batalhão de Policia Ambiental. Na Feira, os policiais encontraram e apreenderam mais de 200 quilos de pirarucu fresco que estavam sendo comercializados ilegalmente.
A apreensão ocorreu na madrugada de hoje, segunda feira (29), durante operação de fiscalização Ambiental na balsa de madeira da feira da Panair, Zona Sul de Manaus, onde foi encontrado aproximadamente 206 kg de Pirarucu fresco, porém o proprietário se evadiu do local sendo apreendida apenas a carga.
O carregamento foi encaminhado até o 1° DIP onde foram feitos os procedimentos de polícia judiciária, uma vez que essa espécie se encontra em período do defeso conforme Instrução Normativa do IBAMA n° 34/2004, necessitando portanto de guia se comercialização e transporte correspondentes.
Enfatizamos que a comercialização de espécies que se encontram em defeso só é licita quando oriundas de áreas de manejo ou criadores devidamente autorizados.
Orienta-se ainda que o consumidor exija do comerciante o certificado de origem do pescado que está sendo adquirido, fins de inibir a perpetuação da prática ilícita, estimulando assim a adequação da atividade e do comércio.
Amazonianarede