Loteamento Nascente das Águas Claras ganha dois Parques da Juventude

O prefeito Arthur Neto, no ato de inauguração dos Parques

 

 

O prefeito Arthur Neto, no ato de inauguração dos Parques
O prefeito Arthur Neto, no ato de inauguração dos Parques

Manaus, AM – O prefeito de Manaus, Arthur Neto, inaugurou, nesta terça-feira, 31, dois Parques da Juventude, em duas áreas verdes do Loteamento Nascentes das Águas Claras, na avenida Raimundo Salgado, no Novo Aleixo, Zona Norte. Os novos espaços trazem oferecem à população playground, academia ao ar livre, campo de futebol de areia, mesas para jogos, mais de 800 metros quadrados de pista de caminhada e iluminação a LED.

As áreas receberam também recuperação vegetal e projetos de paisagismo com o plantio de 306 árvores e mais de duas mil mudas ornamentais.

Os projetos foram financiados por meio de compensação ambiental celebrada entre a Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa) e a 49ª Promotoria de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) com a empresa Mac Empreendimentos, tendo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) como beneficiária, na qualidade de gestora das áreas verdes do município e a comunidade auxiliando no processo de proteção dos espaços.

O custo total do projeto foi de R$ 800 mil, divididos entre as duas áreas verdes. Juntas, as duas áreas somam 7.329,36 metros quadrados, com a primeira totalizando 3.326,01 metros quadrados e a segunda, 4.003,45. De acordo com o prefeito Arthur Virgílio Neto os novos espaços vão proporcionar aos moradores e também a comunidade adjacente uma opção a mais de lazer, de esporte e saúde.

“Aqui não foi investido nenhum centavo da Prefeitura. Tudo foi feito por meio de uma medida compensatória. Teremos, ainda, a construção de uma pista de skate, a faixa liberada, ao menos uma vez por semana. Agora, o Águas Claras tem suas obras valorizadas e seus moradores estão felizes. Essa é a nossa luta. A gente enfrenta a crise é com trabalho”, destacou o prefeito.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar explicou que para a construção dos parques foi necessária a realização de um diagnóstico socioambiental “Nosso objetivo é identificar as expectativas dos moradores em relação às áreas verdes do loteamento e verificar o grau de envolvimento da comunidade com a proteção dos espaços e agora precisamos que eles (moradores) também nos ajudem a manter tudo isso protegido”, frisou.

Recuperação de áreas degradadas

 

As duas áreas apresentavam grande degradação e com a construção dos Parques  ganharam maciços verdes formados a partir do plantio adensado de espécies florestais e frutíferas, além do paisagismo e da arborização para o sombreamento dos passeios públicos. Os maciços com árvores de diferentes espécies estão localizados nas partes internas dos dois parques.

De acordo com o motorista Rafael Valentino Lúcio, 27, a comunidade já havia solicitado há vários anos que fosse construído no local um espaço que servisse como ponto de encontro dos moradores e também para o lazer a pratica esportiva tantos dos adultos quanto para as crianças. “Tudo isso só está nos trazendo melhoria de vida. A comunidade só tem a agradecer”, disse ele.

O aposentado César Vieira, 67, disse que agora tem um espaço onde pode praticar suas atividades físicas e deixar o corpo e a saúde em dia. “Agora é esperar e pedir que as pessoas venham para cá e saiam do sedentarismo ficar só em casa olhando o computador e a televisão não tem condições. Todos os dias estou aqui e melhorei muito meu preparo físico”, afirmou.

Áreas verdes

O Loteamento  Nascentes das Águas Claras é o segundo a receber as intervenções no sentido de dotar áreas verdes de parques da juventude. O primeiro foi o Loteamento Campo Dourado, na Zona Norte. As obras contam com o apoio da Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminf) e Limpeza Urbana (Semulsp).

No próximo dia 7 de junho, o prefeito Arthur Neto fará o lançamento das obras de implantação de mais um parque da juventude, desta vez na área verde do Conjunto Castelo Branco 2, no Parque Dez. A área fica situada entre as ruas 39  e 42 – na fronteira com o Bairro da União – e possui 11.700 metros quadrados. Os recursos para a sua implantação também serão oriundos de compensação ambiental.

As áreas verdes são espaços definidos pelo Poder Público Municipal, com base em projetos de parcelamento do solo urbano, constituídos por florestas ou demais formas de vegetação (primária, secundária ou plantada), de natureza jurídica inalienável, e destinadas à manutenção da qualidade ambiental. A Semmas vem mapeando as áreas verdes de loteamentos da cidade para a implantação de novos projetos.

Amazonianarede-Semcom

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.