Linhão de Tucuruí chegará aos municípios do Baixo Amazonas em 2018

15-12tucuManaus – A partir de 2018, os municípios do Baixo Amazonas começarão a receber os benefícios energéticos do Linhão de Tucuruí, que interligará a região ao Sistema Elétrico Interligado Nacional.

A notícia foi anunciada nesta terça-feira (09), durante reunião entre o deputado estadual Tony Medeiros e o diretor-presidente da Eletrobras Amazonas Energia, Radyr Oliveira.

A reunião aconteceu na Assembleia Legislativa do Amazonas e teve também a participação dos deputados Sidney Leite e Marcos Rotta.

As torres e o cabeamento do Linhão de Tucuruí passam pela região do Baixo Amazonas, porém existe a necessidade do rebaixamento de rede para finalmente a energia elétrica ser levada aos consumidores. “Esse rebaixamento está próximo de ser implantado pela Eletrobrás e finalmente levar energia elétrica de qualidade ao interior do Amazonas”, afirmou Tony Medeiros.

Quando o serviço for concluído, no primeiro semestre de 2018, os municípios de Parintins, Barreirinha, Maués, Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Urucurituba ficarão interligados ao Sistema Interligado Nacional.

Com o rebaixamento de rede, as usinas termelétricas que funcionam nestes municípios poderão ser desativadas, explicou Radyr Oliveira. “A medida permitirá que a energia elétrica fique mais barata para os consumidores, além de acabar com a poluição causada pelas usinas movidas a óleo diesel”, acrescentou o diretor-presidente da Eletrobras Amazonas Energia.

Desde 2013, o Linhão de Tucuruí interliga Manaus ao Sistema Interligado Nacional. A rede que atende a capital foi denominada de Primeira Linha e também passa pela cidade de Macapá.

A Segunda Linha, com 102 quilômetros de extensão, é a que atenderá Parintins no primeiro semestre de 2018. A rede está localizada na margem direita do rio Amazonas, com torres e cabeamento vindos da cidade de Juruti, no Pará.

Tony Medeiros disse que, nos últimos anos, foi várias vezes ao Ministério de Minas e Energia, em Brasília, solicitar que a região do Baixo Amazonas fosse incluída na rota do Linhão de Tucuruí. “Conseguimos provar para o Governo Federal que várias cidades no interior do Amazonas poderiam ser beneficiadas pelo Linhão. Bastava uma extensão da rede elétrica”, lembra Tony. “Agora, o projeto está perto de virar realidade”, acrescentou o deputado.

Amazonianarede – Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.