Lei pode proibir a pesca e a venda de Tambaqui no AM

Amazonianarede – Assessoria

Manaus – O Projeto de Lei que proíbe a captura, transporte, comercialização e armazenamento do tambaqui no Amazonas, será votado na próxima terça-feira (19) pela Comissão de Meio Ambiente da ALEAM. Caso receba parecer favorável, o Projeto de Lei vai ser encaminhado para votação entre deputados.

O deputado Wilson Lisboa (PCdoB) é autor do Projeto de Lei que proíbe a pesca da espécie por pelos menos quatro anos. A idéia é repovoar rios e lagos de maneira natural. Em contrapartida, a piscicultura deve ser incentivada. De acordo com o deputado, membros do Conselho Estadual da Pesca e Aquicultura (CONEPA) – órgão responsável pelo ordenamento da pesca no Estado – estão preocupados com a queda do estoque de tambaqui capturado em lagos no Estado do Amazonas.

Justificativa

A espécie do tambaqui,em 1990,era responsável por 56% da quantidade de peixes capturadas na região. Mais de 200 mil toneladas eram representadas pelo tambaqui. Em 2010, o estoque de pescado capturado em lagos naturais caiu para 200 mil toneladas. Destes, apenas 3,5% era Tambaqui.

Após várias reuniões e audiências públicas na ALEAM, representantes de entidades de pesca admitiram que além do tambaqui, a quantidade de espécies de jaraqui, sardinha, curimatã e até aruanã, está em queda.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.