Layana Colman conquista segunda medalha em Nanquim e Brasil supera Cingapura 2010

21-08laianaNanquim, China – Tenista Orlando Luz se classifica para a final olímpica, no sábado, garantindo mais uma medalha para o Time Brasil.
Layana Colman conquistou a medalha de prata por equipes mistas, com homens e mulheres de países diversos, nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim nesta quinta-feira, dia 21. Essa foi a segunda medalha da judoca brasileira na China. A sul-matogrossense de 17 anos já havia conquistado o ouro na categoria -52kg. Com cinco dias de competição e oito medalhas conquistadas, o Time Brasil já supera a participação em Cingapura 2010, primeira edição do evento, quando obteve sete pódios.

Até o momento o Brasil tem duas medalhas de ouros, cinco de prata e uma de bronze nos Jogos Olímpicos Nanquim 2014. Mas as conquistas brasileiras não param por aí. Nesta quinta, o tenista brasileiro Orlando Luz derrotou o japonês Jumpei Yamazaki por 2 sets a 1 (6/2; 4/6 e 6/2) e avançou para a final da competição, garantindo mais uma medalha para o país. Na decisão pelo ouro, o gaúcho de 16 anos, número 3 do ranking mundial Juvenil, enfrentará Adrian Majchrzak. A partida acontece neste sábado, dia 23, às 2h (horário de Brasília).

Judô – Layana e a sua equipe lutaram quatro vezes para ficar com a medalha de prata. A brasileira foi derrotada na estreia pela chinesa Xiaoyu Liu, mas seu time venceu e avançou na competição. A partir daí, três vitórias da brasileira. Nas quartas, Layana derrotou Paola Acevedo, de Porto Rico, por ippon.

Na semifinal, mais um ippon contra a coreana Hyekyeong Lee, faltando pouco mais de 30 segundos para o final da luta. Na decisão, a sul-matogrossense derrotou a argentina Ayelen Elizeche, por dois shidos.

Com as duas medalhas, a brasileira comparou as conquistas. “A primeira medalha foi uma surpresa muito boa. A segunda foi divertida. Como era uma competição com equipes de vários países, eu não tinha mais aquela pressão por resultado. Então me diverti bastante no tatame”, comentou Layana. “Fico muito feliz de fazer parte deste momento do esporte brasileiro. Esse resultado é sinal de que o trabalho do esporte no Brasil está melhorando e eu me sinto muito orgulhosa de estar fazendo parte de tudo isso e de ajudar o Time Brasil com as minhas medalhas”, comemorou a atleta.

A competição por equipes mistas teve formato diferente do tradicional. Cada equipe tinha o nome de um personagem histórico da modalidade e sete integrantes de países distintos. O time de Layana era uma homenagem ao holandês Antonius Johannes Geesink, ouro nos Jogos Olímpicos Tóquio 1964. A equipe da brasileira foi formada por Anastasya Turcheva (Rússia), Dzmitry Minkou (Bulgária),

Seunghwan Ryu (Coreia do Sul), Ivana Sunjevic (Montenegro), Yu-Jyun Wang (Taipei) e Nemanja Majdov (Sérvia).

A ideia de competir com colegas de outras nacionalidades foi aprovada pela brasileira. “No judô todo mundo se conhece há muito tempo e incentiva um ao outro. Um dos objetivos do judô é a amizade e foi muito legal fazer parte desta equipe”, afirmou Layana.

O ouro ficou com a equipe que homenageava Jean-Luz Rougè, primeiro judoca francês campeão do mundo, formada por atletas de Portugal, Porto Rico, Argentina, Uzbequistão, Holanda, Rússia e França. Já os bronzes foram conquistados por equipes em homenagens ao francês David Douillet e à chinesa Xian Dongmei, também ídolos da modalidade.

Confira a participação do Time Brasil em outras modalidades nesta quinta-feira, dia 21:

Atletismo: No segundo dia de classificatórias da modalidade, o Brasil não conseguiu avançar para nenhuma final. Kelves Aparecido ficou na 12ª colocação do salto em distância. Mirna Marques, nos 100m, foi a terceira de sua bateria, com 11s95. Daniel Ferreira chegou em nono nos 2.000m com obstáculos.

Basquete 3×3: Foram realizadas as competições de arremessos de três pontos (feminino) e de enterradas (masculino). Os brasileiros não se saíram bem, sendo eliminados nas fases classificatórias.

Handebol: A quinta-feira marcou a estreia do handebol nos Jogos Olímpicos da Juventude. No feminino, vitória brasileira por 38 a 18 contra a China. Já a equipe masculina foi superada pela Noruega por 33 a 31. As equipes voltam à quadra nesta sexta. As meninas jogam contra a Suécia, enquanto os meninos enfrentam o Egito.

Natação: Os destaques do dia na natação foram a classificação de Matheus Santana para a final dos 100m livre, com o melhor tempo entre todos os competidores (49s30), e o quinto lugar no revezamento 4×100 livre feminino, com 3min46s34.

Taekwondo: A brasileira Milena Guimarães foi eliminada da competição nas quartas de final após ser derrotada pela americana Kendall Yount por 2 a 1.

Tênis: Nas duplas mistas, Orlando Luz e Luisa Stefani derrotaram Kenin e Rybakov, dos Estados Unidos, por 2 a 0 (6/4 e 6/4). Já Marcelo Zormann e a paraguaia Camila Giangreco venceram George Harris, da África do Sul, e Sandra Samir, do Egito por 2 sets a 1 (7/5; 6/3 e 10/5). As duas duplas avançaram para as quartas de final.

Tênis de mesa: Integrando a equipe da América Latina, Hugo Calderano venceu os dois confrontos do dia por 3 a 0, contra a África 1 e Alemanha.

Triatlo: Na prova por equipes, Barbara dos Santos ficou na 11ª colocação.

Vôlei de praia: As duas duplas do Brasil venceram suas partidas neste quinto dia de competições. Duda/Paty passou por Gerson/Rohrer por 2 a 0 (21/16 e 21/18). Mesmo placar de George/Arthur contra Naviczas/Vaskelis, da Lituânia (21/12 e 21/18)

Fonte: COB

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.