Jutaí recebe ações emergenciais com cirurgias

Jutai
Jutai
Amazonianarede – Assessoria

O município de Jutaí (a 751 quilômetros de Manaus), que se encontra em situação de emergência, receberá duas importantes ações para o desenvolvimento da cidade nos próximos meses: dois mutirões de cirurgias realizados pelo Estado, através do Programa Amazonas Saúde Itinerante, e o início do projeto para a construção do aeroporto da cidade. As ações, em parceria com a prefeitura do município e o Estado, foram intermediadas pelo deputado estadual Sidney Leite (DEM).

O primeiro mutirão de cirurgias realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) inicia hoje (1º) e vai até o domingo (6). De acordo com a prefeita da cidade, Marlene Gonçalves Cardoso, apesar de Jutaí se encontrar numa situação calamidade, foi possível promover o mutirão.

Segundo a prefeita pelo menos 170 pessoas aguardam para realizar cirurgias de diferentes especialidades. Para o mês de março já está agendado o segundo mutirão e será para cirurgias de cataratas. Marlene informou que as estruturas do hospital e do posto de saúde de Jutaí são boas, mas faltam profissionais para atuarem. “Está muito difícil a situação no município. Não temos medicamentos, falta a contratação de pessoal, a saúde está muito precária”, comentou a prefeita.

Marlene, que assumiu a administração da cidade este ano, afirmou que Leite tem feito às articulações junto ao governo para que as ações sejam levadas à Jutaí. “O deputado tem nos ajudado muito e vai ajudar muito mais, vamos sentar e conversar”. O município já recebeu duas ambulâncias do Estado.

Outra intermediação feita pelo deputado foi em relação à construção do aeroporto de Jutaí. Segundo a prefeita, a situação da cidade está legal para que as obras sejam iniciadas. Na última quinta-feira (31), uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) foi para o município para fazer a análise do solo no terreno onde deverá ser construído. A equipe ficará cinco dias na cidade. A previsão é que as obras comecem em abril. “A secretária Waldívia (Alencar) da Seinfra está em Brasília apresentado o projeto. Antes de assumir a prefeitura, o aeroporto já era um projeto que eu decidi levar adiante. Assim como o porto da cidade”, comentou a prefeita.

Para o deputado Sidney Leite estas ações estavam reprimidas há anos e destacou a importância do levantamento para a construção do aeroporto que resultará no desenvolvimento da cidade.

(TEXTO: Assessoria do deputado)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.