Josué Neto recebe novo Comandante naval e propõe parceria da ALEAM com a Marinha

Manaus – O estreitamento das relações entre o Poder Legislativo e a Marinha do Brasil, por meio do 9º Comando Naval sediado em Manaus foram tratados,nesta sexta-feira (12), em um encontro do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado estadual Josué Neto (PSD) com os comandantes Antonio Carlos Frade Carneiro e Domingos Sávio Almeida Nogueira.

Entre os acordos tratados estão a formação de uma parceria para a divulgação das atividades da força militar na região, por meio dos canais de comunicação legislativos de rádio e tevê.

A visita dos dois, que são vice-almirantes da Marinha, à Josué Neto serviu para reiterar o convite para a solenidade da troca de comando do 9º Comando Naval que acontecerá na próxima terça-feira (16), às 10h, ao Comandante Domingos Sávio, e solenidade presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante-de-esquadra Luiz Fernando Palmer , e aproveitaram para anunciar parte do Plano de Expansão das atividades da Marinha na região amazônica.

Saudando o futuro comandante como “o novo almirante da Amazônia”, o presidente da ALEAM destacou a importância do diálogo entre o Poder Legislativo e a Marinha, que segundo ele “tem uma prestação de serviço muito positiva em todo o Brasil, e que na Amazônia isso é fundamental pelo tamanho da nossa bacia hidrográfica e pela quantidade de barcos.Nossas estradas são fluviais ”, disse o presidente.

Para o deputado Josué, o trabalho de conscientização e de educação, visando principalmente a questão da segurança nos nossos rios, já demonstra o quanto a Marinha é necessária na região. “Hoje nos nossos rios acontecem um ou dois naufrágios por ano e se não tivesse o trabalho da Marinha com certeza esse número seria maior”, afirmou, acrescentando que “a Marinha é uma aliada do Estado do Amazonas com o seu trabalho não só de fiscalizar, mas também de educar”.

Agradecendo a disposição do Legislativo de ser parceiro da Marinha em suas atividades, o almirante Domingos Sávio disse que está consciente do desafio amazônico e que o principal deles é o papel social da força junto às populações ribeirinhas. Segundo o almirante, “os rios dão a vida e são as estradas da Amazônia”, uma região que ele vê como um grande patrimônio nacional, onde vive uma grande população carente.

“Nós, da Marinha, podemos dar assistência aos nossos irmãos brasileiros da Amazônia, acho que esse é o papel mais importante que a Marinha tem aqui na Amazônia e queremos fazer isso com a ajuda do poder político, já que a Marinha não dispensa a ajuda de ninguém”, definiu.

O almirante Domingos Sávio antecipou convite aos deputados para acompanharem as ações de saúde da Marinha nos rios do Amazonas, “para que vejam de perto e sintam a importância desse trabalho social” e anunciou a inauguração do Centro Técnico do Fluviário da Amazônia Ocidental. “Esse Centro vem para suprir uma necessidade fundamental, que é a formação de bons profissionais para as embarcações, sobretudo na questão da segurança”.

Passagem de Comando

O vice-almirante Antonio Carlos Frade Carneiro, atual comandante do 9º Distrito Naval vai passar o comando para o vice-almirante Domingos Sávio Almeida Nogueira, que vem da Diretoria de Pessoal Militar da Marinha, no próximo dia 16. A cerimônia de passagem vai ser presidida pelo almirante-de-esquadra Luiz Fernando Palmer Fonseca, comandante de Operações Navais, na sede do comando na Ilha de São Vicente.

Fonte: Diretoria de Comunicação 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.