Josué Neto propõe homenagem à Associação de Deficientes Visuais na segunda-feira

(Foto: Alberto César Araújo – Aleam)

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), através de propositura de autoria do deputado Josué Neto (PSD), vai realizar na próxima segunda-feira (14), Sessão Especial, em homenagem aos 27 anos da Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas (Advam), bem como o “Dia do Deficiente Visual”.

A Advam foi fundada no dia 11 de outubro de 1986, por aproximadamente 31 pessoas. Inicialmente, ela funcionava nas dependências da escola onde foi fundada (de forma provisória), a Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira. Foi criada pelo decreto-lei nº. 6330, de 13 de maio de 1982, para atender alunos deficientes visuais, de 0 (zero) à idade adulta.

A escola funcionava em regime de horário integral, porém, era muito carente de recursos e sempre estava faltando o indispensável para a educação dos alunos. A partir de 1996, a ADVAM passa a ter sede própria localizada na Rua E/16, Nº 37/A, conjunto Promorar, bairro Alvorada II, onde funciona até o presente momento. O seu primeiro presidente foi o professor Luiz Gonzaga de Araújo Lima.

A Advam tem por finalidade atuar em favor das pessoas com deficiência visual, associadas ou não, promovendo sua inclusão em todos os aspectos da vida, combatendo todo tipo de discriminação advinda do seu estado de cegueira, visando seu bem-estar pessoal e social. Conta Atualmente com aproximadamente 1600 pessoas com deficiência visual no seu quadro de associados.

Dia do Deficiente Visual

No mesmo dia será destacado o “Dia Nacional do Deficiente Visual” a ser comemorado no dia 13 de dezembro. A data foi criada pelo então presidente da República Jânio da Silva Quadros através do Decreto nº 51.405/61 – publicado no Diário Oficial da União em 26 de julho de 1961.

Esta data foi criada em decorrência da necessidade de incentivar o princípio de solidariedade humana, mundialmente estabelecido no princípio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que preserva o direito fundamental de igualdade e solidariedade entre todos dentro da mesma sociedade, sem discriminação e distinção a qualquer nível.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.