
(Foto: Valdo Leão/AGECOM)
O vice-governador José Melo visitou, na tarde desta quinta-feira, 9 de janeiro, a obra da casamata, em andamento na área da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).
A estrutura, que deve ficar pronta nos próximos meses, irá abrigar um acelerador linear, aparelho de ponta utilizado para tratamento radioterápico em pacientes com câncer.
Ao receber informações sobre o aparelho, que reduz o tempo das sessões de radioterapias e os efeitos colaterais, além de ser mais preciso, Melo reconheceu a importância da obra e demonstrou preocupação em concluí-la logo, já que ela trará benefícios diretos aos pacientes oncológicos.
O vice-governador foi recebido na ocasião pelo diretor-presidente em exercício da FCecon, Ademar Carlos Augusto, e pela diretora administrativa, Maria Célia Lopes de Souza, além da chefe do Departamento Administrativo, Maria do Socorro Marinho.
Ademar expôs os detalhes da estrutura, que será reforçada e está sobre responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura, e falou também das melhorias que a ampliação do setor irá possibilitar. De acordo com ele, o aparelho aumentará a oferta do serviço.
Funcionamento expandido – Ele lembrou, ainda, que em 2013, por decisão do governador Omar Aziz, a Radioterapia da FCecon, que hoje é considerada o hospital de referência no tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental, teve o horário de funcionamento expandido, a partir da contratação de nove técnicos de radioterapia e a criação do terceiro turno.
“Consideramos esta visita de hoje uma demonstração de boa vontade do governo para com a instituição e os pacientes oncológicos, que se dispõe a melhorar a oferta do serviço”, frisou o diretor-presidente em exercício, Ademar Carlos Augusto.