José Melo, orienta secretários municipais sobre a aplicação de recursos na área social

Amazonianarede – Agecom

Manaus – O governador em exercício, José Melo, orientou nesta quinta-feira, 31 de janeiro, os secretários municipais de Assistência Social, a fazerem um bom uso na aplicação dos recursos públicos federais e estaduais destinados ao desenvolvimento social. “Os recursos são vultosos, mas para acessá-los existem regras e os gestores devem ter bastante cuidado. Se souberem usar com zelo, o resultado será animador”, disse durante o 1º Encontro de Gestores Municipais promovido no auditório da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas).

Para José Melo, nos últimos anos, o Brasil apresentou um salto importante no desenvolvimento social, com a implantação de uma política pública direcionada às pessoas necessitadas. Ele disse que o País precisa fazer mais e que os gestores têm papel fundamental nesse processo. “Todos vocês têm o poder da mudança nas mãos e o Estado está aqui para ser o fiador. Cumpram as diretrizes e façam a boa aplicação dos recursos”, orientou.

O governador em exercício lembrou que, no Amazonas, o Governo do Estado desenvolve 19 programas e projetos sociais, e destacou como exemplo a política de inclusão social direcionada a garantir de direitos da criança, adolescente, mulher, idosos, jovens e ao deficiente. “Temos um leque de opções e a orientação do governador Omar Aziz e da primeira-dama, Nejmi Aziz, é de mobilizar todos os órgãos do Governo a levar oportunidades ao interior”, destacou.

No encontro, que contou com a participação de todos os secretários e secretárias municipais dos 62 municípios, José Melo garantiu apoio técnico às prefeituras e ajuda aos gestores de cada município que enfrenta as dificuldades. “Sabemos de todas as dificuldades, mas vamos auxiliar nosso interior e enfrentá-las, gerando oportunidades à população do interior”.

Qualidade – O secretário municipal de Assistência Social de Manicoré, Joaquim Ribeiro, disse que a orientação do governador em exercício é importante para os gestores terem, ainda mais, cuidado na elaboração de projetos e programas. “Estamos vivendo um novo momento no Brasil e o reflexo dessa mudança está chegando aos municípios e as pessoas estão sentido isso, porque estão tendo melhor qualidade de vida”, observou.

A secretária titular da Seas, Regina Fernandes, disse que o encontro serviu para dar início à agenda de trabalho com os gestores municipais. “Nivelamos os nossos conhecimentos e agora vamos elaborar um calendário de atividades no interior, que inclui a realização de novos encontros, capacitações, oficinas, palestras e seminários com temas voltados a aplicação da Lei Federal e a Política Estadual do Sistema Único da Assistência Social (Suas).

O encontro contou com a participação da diretora do Departamento de Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Lea Lúcia Cecília Braga, da assessoria da Diretoria de Gestão e Acompanhamento da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza, Bruno Teixeira Andrade, da secretária do Desenvolvimento Sustentável (SDS), Nádia Ferreira, e da representante da Secretaria de Governo (Segov), Márcia Álamo. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.