José Melo destaca resultados positivos da segurança nas festas de Réveillon

(Foto: Alfredo Fernandes / AGECOM)

O desempenho do Sistema de Segurança Pública do Amazonas, que não registrou nenhuma ocorrência grave nos locais de festejos do Réveillon na capital, foi elogiado pelo governador em exercício, José Melo, nesta quinta-feira (2 de janeiro) durante uma reunião com a cúpula da área de Segurança, realizada na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), onde também Melo prestigiou a solenidade de posse da nova presidência do Sindicato dos Auditores Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sindfisco-AM).

Conforme a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM), nos locais de grande concentração de público (Ponta Negra, zona oeste;avenidaItaúba, zona leste; e Amarelinho, zona sul) onde um público estimado em 190 mil pessoas participou dos festejos da passagem de ano, foram registradas ocorrências de natureza leve,da madrugada do dia 1º até as primeiras horas desta quinta-feira, 2 de janeiro de 2014.Nesse intervalo de tempo foram registrados quatro homicídios na cidade, nenhum relacionado aos eventos do réveillon. O número de homicídios foi 33% menor em relação a igual período de 2013, quando foram registradas seis mortes. Na comparação com o réveillon de 2012, quando houve nove homicídios, a redução este ano é de 56%.

“É gratificante perceber que os investimentos aplicados em treinamento de pessoal e compra de equipamentos trazem retorno. Tivemos também uma avaliação positiva na atuação dos órgãos estaduais com os municipais objetivando a Copa do Mundo”, disse José Meloao destacar que o planejamento e os recursos humanos e tecnologias adotados na operação de réveillon seguirão o mesmo padrão durante o Mundial de Futebol este ano em Manaus. A reunião contou com a presença do comandante da Polícia Militar, coronel Almir David, do secretário estadual e Segurança, coronel Paulo Roberto Vital, edo delegado geral da Polícia Civil, Josué Rocha.

De acordo com os dados da Polícia Militar, somente na Ponta Negra o público estimado foi de 150 mil pessoas, tendo em alguns momentos até 300 mil, considerando o público de pessoas que passaram pelo local. Já a comemoração da zona leste atraiu cerca de 60 mil pessoas, na avenidaItaúba. Na orla do Amarelinho, no Educandos, zona sul, a polícia registrou cerca de 30 mil pessoas.

Dos Centros Integrados de Comando e Controle Locais, (CICC-Locais), um instalado na Ponta Negra, e outro na avenidaItaúba, os representantes dos mais de 20 órgãos envolvidos acompanharam a execução da operação, adotando o modelo que será também aplicado durante os jogos da Copa do Mundo de 2014, em Manaus. “Nós faremos uma avaliação dessa operação, como forma de aperfeiçoarmos ainda mais esse modelo de segurança integrada que estamos trabalhando”, destacou Dan Câmara, secretário executivo de grandes eventos da SSP-AM.

No geral, a operação contou com um efetivo de 2,5 mil servidores, das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização (Manaustrans), entre outros órgãos estaduais e municipais. Além dos policiais e servidores, a operação teve o reforço de 20 câmeras de segurança que foram sendo monitoradas no CICC-Movel,na Ponta Negra e na zona leste, das plataformas de observação elevada, e no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

Todos esses equipamentos fazem parte do Sistema Integrado de Comando e Controle que está recebendo um investimento de, aproximadamente, R$ 67 milhões dos Governos Estadual e Federal, sendo composto pelo Centro Integrado de comando e Controle Regional (CICCR), que está em construção, dois CICCs móveis com tecnologia embarcada, sistema de imageamento aéreo e plataformas de observação elevadas, dentre outros.

Posse no Sindfisco-AM – Ainda nesta quinta-feira, o governador em exercício, José Melo, prestigiou a posse do novo presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Sefaz-AM (Sindfisco-AM), Liberman Moreno, que fica no comando da entidade por dois anos.

Durante o discurso de boas-vindas ao novo presidente, Melo destacou a importância da categoria dos auditores fiscais para o Estado. “Em comparação com os demais Estados do país a Secretaria de Fazenda do Amazonas foi a única que fechou o ano de 2013 com números positivos. Foi registrado 7% de crescimento real em relação ao ano de 2012”, comentou José Melo.

A solenidade de posse também contou com a presença do secretário de fazenda, Afonso Lobo, do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Raimundo Michiles, do ex-presidente do Sindifisco-AM, Joaquim Corado, do desembargador Ary Moutinho e do secretário da casa militar do município, Lourenço Braga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.