José Melo, destaca patriotismo em eventos cívicos nesta quinta-feira

(Foto: Chico Batata – Agecom)

O governador do Amazonas em exercício, José Melo, destacou a importância do patriotismo para o desenvolvimento do Estado e do País.

Ele participou, no fim da tarde desta quinta-feira, dia 5 de setembro, do Desfile Cívico Escolar em homenagem à Elevação do Amazonas à Categoria de Província, no Sambódromo, zona centro-oeste de Manaus. Pela manhã, José Melo participou de homenagem ao Corpo Consular sediado no Amazonas, no Salão Nobre do Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Centro.

“Esse é momento de renovar esse sentimento forte de patriotismo que todos nós devemos ter. O tema da Semana da Pátria deste ano representa a renovação do amor de todos os amazonenses pela nossa terra. Não só isso, também o amor pelos nossos filhos, pela nossa família, pelo nosso desenvolvimento. Com esse sentimento, a gente começa a sonhar com um Amazonas diferente”, ressaltou José Melo.

Com o tema “Semana da Pátria de Amor e Esperança ao Amazonas”, o desfile, realizado pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), reuniu 15 mil estudantes de 103 escolas e também contou com 400 integrantes de várias instituições, dentre as quais: Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Militar, Guarda Metropolitana, Corpo de Bombeiros e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Cerca de 40 mil pessoas acompanharam o desfile no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo). Para o governador em exercício, o momento cívico aflora o sentimento de patriotismo em cada brasileiro, cada amazonense.

“Eles (estudantes) têm que aprender desde cedo que nós temos que ter um amor muito profundo pela terra que nascemos e pelo país que nos deu o berço. Por isso, é uma forma de retroalimentar esse sentimento. Ao mesmo tempo, temos que cultuar aqueles que permitiram que o Amazonas chegasse ao ponto que chegou hoje, um Estado rico, desenvolvido, sonhando com dias melhores”, frisou José Melo.

No desfile, estudantes de todas as zonas da cidade de Manaus apresentaram painéis ilustrativos ressaltando o valor dos recursos naturais, programas educacionais e projetos sociais desenvolvidos no Estado do Amazonas. O evento também contou com a apresentação de mais de 20 fanfarras escolares.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, o desfile é uma oportunidade para que a comunidade estudantil e reflitam sobre os fatos históricos que levaram à independência do Brasil e do Amazonas. “Este sempre é um momento propício para enaltecer a história do País e valorizar os símbolos cívicos”, disse o secretário da Seduc.

No mesmo dia 5 de setembro, antecedendo o desfile escolar aconteceu a cerimônia de homenagem póstuma ao primeiro presidente da Província do Amazonas: João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha. A solenidade foi realizada na Praça da Saudade, Centro histórico de Manaus.

Homenagem ao Corpo Consular – Ainda como parte da programação alusiva à Semana da Pátria e do Amazonas 2013, o Governo do Estado promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 5 de setembro, uma homenagem ao Corpo Consular sediado no Amazonas. A solenidade, marcada pelo brinde de honra pela data máxima do Estado, ocorreu no Salão Nobre do Centro Cultural Palácio Rio Negro, localizado no centro da capital. O governador do Amazonas em exercício, José Melo, fez os cumprimentos aos cônsules de 15 nacionalidades, entre elas Japão, Venezuela, Finlândia, Chile, Síria, Polônia, Colômbia e Espanha. De acordo com o governador em exercício, o brinde remete à reafirmação da amizade, do intercâmbio cultural e comercial que existe entre o nosso Estado e os países aqui representados. “O brinde representa, portanto, essa relação cultural, fraterna e comercial que deve prevalecer sempre entre esses povos e a nossa terra”, disse.

O cônsul-geral do Japão, Hajime Naganuma, discursou durante o ato solene representando o Corpo Consular e também destacou a boa relação que os países com representatividade no Estado possuem com o Amazonas. Prova disto é que o Peru demonstrou, através de seu cônsul-geral, Eduardo Vicente Rivoldi Nicolini, a possibilidade de futuras parcerias entre o Amazonas e o país andino. “É importante abrir os olhos e ver os nossos vizinhos. O Peru está pronto para se interrelacionar com Manaus, para poder frutificar novas parcerias no comércio, na educação, no intercâmbio. Existem todas as possibilidade abertas para um melhor relacionamento, temos somente que potencializar o comércio entre nossas regiões”, ressaltou Nicolini.

Ainda durante a homenagem aos cônsules, José Melo defendeu a ampliação dos benefícios da Zona Franca de Manaus (ZFM) para os municípios da Região Metropolitana de Manaus. Segundo Melo, assim como lá atrás o Amazonas avançou com sua independência desmembrando-se do então Estado do Grão-Pará, nos dias de hoje o Amazonas precisa avançar ainda mais através de uma nova independência, com a descentralização da economia no modelo ZFM e a busca por novas alternativas econômicas.

“O Amazonas tem que sonhar com a indústria petroquímica, precisa sonhar em ser um grande produtor de peixe em cativeiro, aproveitando nossa biodiversidade. A Zona Franca é hoje uma perna do nosso desenvolvimento, agora sonhamos em construir a outra perna. E nós amazonenses sabemos que não poderemos construir esse sonho sozinhos. É aí que entra a cooperação com outros povos, países amigos que podem nos ajudar a construir um Estado mais forte“, finalizou José Melo.

Programação de 7 de setembro – No dia 7 de setembro, data em que se celebra a Independência do Brasil, será realizada no Centro de Convenções (Sambódromo), às 9h, o tradicional Cívico Militar reunindo as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), a Policia Militar e o Corpo de Bombeiros.

O desfile será precedido, às 8h, pela apresentação das Bandas do Comando Militar da Amazônia (CMA), Polícia Militar e do 7º Comando Aéreo Regional (Comar), seguido de Desfile Aéreo.

Seguindo a programação, às 17h, na Ponta Negra, ocorrerá a cerimônia de ‘Abafamento do Fogo Simbólico’, encerrando oficialmente a Semana da Pátria e do Amazonas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.