Jogo educativo auxilia no entendimento da matemática

(Reportagem: Thiago Eduardo)

Você sabe já ouviu falar do Tangram? Sabe o que é? Tem curiosidade de saber? Se a resposta para estas perguntas for não vamos conhecê-lo.

Tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de sete peças (cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo). Não se sabe ao certo onde e como ele surgiu, porém, seu significado e importância para o aprendizado da matemática vão muito além de um simples jogo.

Para aprimorar os ensinamentos da matemática e trabalhar as dificuldades na sala de aula, foi desenvolvido por jovens pesquisadores da Escola Estadual Tiradentes, localizada no bairro de Petrópolis, zona sul da capital, o projeto ‘Brincando e aprendendo com o Tangram’.

O grupo coordenado pela professora de matemática Albertina Peixoto, trabalha o jogo educativo como forma de auxílio e melhoria do entendimento em atividades de raciocínio lógico. Assim, foi possível que alunos antes desinteressados pudessem ser pensadores em potencial.

Além de trabalhar o projeto que liga educação com diversão, o grupo ressalta outras utilidades positivas que ele ofereceu. “Depois de participarmos do projeto vimos que nossa interação social com outros colegas aumentou bastante, antes a escola era toda dividida, o Tangram ajudou a nos unirmos mais durante o recreio”, avaliam os jovens pesquisadores.

O grupo acredita que é necessário a divulgação do projeto em outras escolas, pois, de acordo com eles, é extrema importância a utilização do ‘Tangram’ como auxílio no material didático. “Pretendemos utilizar este projeto como incentivo a outros professores e alunos. Eles precisam trabalhar no sentido de aprender a matemática brincando”, destaca a professora coordenadora.

Segundo os jovens pesquisadores o projeto colaborou para que o tempo antes ocioso, fosse transformado em conhecimento. O Programa Ciência na Escola (PCE), trabalha as dificuldades no conhecimento preparando-os para vestibulares e a escolha da futura profissão.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.