Jacarés na reserva do Mamirauá podrão ser manejados legalmente

Jacarés na reserva do Mamirauá podrão ser manejados legalmente

Amazonas – O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) licenciou o funcionamento do abatedouro de jacarés na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, localizada no município de Uarini, a 565 km de Manaus.

O manejo de duas espécies do animal terá validade de 5 anos e permite que a população local realize o trabalho de operação do animal de forma sustentável e controlada.

Durante esta quarta-feira (20), o Ipaam junto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) assinaram a Licença Operação (LO) para o funcionamento do abatedouro na RDS Mamirauá, para que seja permitido o manejo e abate de jacarés para a comercialização no mercado local.

Segundo a Sema, o Amazonas é o maior produtor de carne salgada e seca de jacarés. Entre os anos de 1980 e 1999, estima-se que foram extraídas 65 toneladas de carna por ano da RDS Mamirauá.

O secretário Marcelo Dutra afirmou, entretanto, que esse abate não é feito com ordenamento.

“O Instituto Mamirauá entra com a pesquisa, entram com apoio tecnológico mas quem opera, quem gera e quem faz o abate do jacaré em todas as suas etapas é a comunidade. E a gente espera que isso seja aos moldes do manejo do pirarucu, um caso de sucesso que já dura 20 anos, que possa vir a trazer mais qualidade de vida, agregando mais valor às comunidades do Mamirauá e que isso seja um caso de sucesso também para que a gente possa replicar em outras partes do estado”, afirmou.

A licença para o abate contempla toda a cadeia de jacarés das espécies açu e tinga no rio Paraná do Jarauá, na comunidade Jarauá, no município de Uarini. A licença das atividades deve beneficiar cerca de quatro mil famílias no entorno da reserva.

Ainda de acordo com a secretaria, o Governo iniciou, em 2008, o trabalho de manejo e abate experimental dos animais com investimento de R$ 300 mil em capacitação de técnicos e moradores da RDS.

Amazoninarede-Ipaam

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.