Islândia a Zebra e a sensação da Eurocopa enfrenta a França

A smipática Islândia, zebra da Eurocopa, terá muito torcida no Amazonas

 

A smipática Islândia, zebra da Eurocopa, terá muito torcida no Amazonas
A simpática Islândia, zebra da Eurocopa, terá muito torcida no Amazonas

França – O futebol é repleto de histórias surpreendentes, times inesquecíveis e conquistas inacreditáveis. A zebra da vez é a Islândia. A seleção, que chegou como quem não quer nada, beliscou uma vaga nas oitavas com um segundo  lugar no Grupo F – deixando Portugal para trás -, encantou o mundo com a torcida apaixonada e, não satisfeita, eliminou a Inglaterra nas oitavas de final. Pelo caminho, coincidências, polêmicas e fatos que jamais serão esquecidos no roteiro da competição.

Aproveitando o sucesso islandês, o GloboEsporte.com levantou seis curiosidades sobre a seleção. Os tópicos são diversos e vão desde a semelhança com outro azarão da temporada até emoção incontrolável dos torcedores.

Do tamanho de leicester

Antes da Islândia começar a se engraçar na Eurocopa, uma equipe inglesa fez história na temporada. O modesto Leicester desbancou gigantes e ficou com o título da Premier League.

A grande coincidência é que Leicester e Islândia têm, ao menos, uma coisa em comum: o número de habitantes. O pequeno país nórdico, assim como a cidade inglesa, tem média de 320 mil habitantes – 10% da população está na França apoiando a seleção.

Polêmica com Cristiano Ronaldo

Logo no jogo de estreia a Islândia se envolveu numa polêmica. E não foi qualquer polêmica. Aron Gunnarsson pediu para trocar a camisa com Cristiano Ronaldo após o empate por 1 a 1 com Portugal.

O craque do Real Madrid não aceitou e ainda disparou contra a seleção adversária. “Comemoram como se tivessem ganho a Euro. Não farão nada aqui”, disse um contrariado CR7. Os islandeses precisaram de três jogos para rebater o luso dentro de campo com uma campanha história.

Coreografia ensaiada

Se dentro de campo os jogadores fazem história, fora dele os torcedores não fazem feio. Pelo contrário, fazem uma festa que ganhou repercussão em todos os veículos de imprensa do mundo.

Ao fim de cada partida, Aron Gunnarsson, capitão da seleção, leva os demais jogadores para perto da torcida e comanda uma comemoração já ensaiada.

História além de “game of thrones”

A maior celebridade islandeses  da atualidade é Hafthór Bjornsson, ator de “Game of Thrones”, um dos seriados de maior audiência. Porém, outro nome é muito conhecido: Eidur Gudjohnsen. O atacante teve seu melhor momento no Barcelona e defendeu as camisas de PSV, Chelsea e Monaco. Hoje, aos 37 anos, joga no Molde, da Noruega.

“Mais vulcões que jogadores”

A façanha da Islândia nas oitavas de final da Eurocopa deixou um ícone inglês furioso. Gary Lineker, que fez história com a camisa do Leicester, disparou contra a atual geração da Inglaterra comanda por Roy Hodgson. Através do Twitter, o ex-jogador não conteve o descontentamento após a eliminação precoce.

– A pior derrota da nossa história. A Inglaterra foi derrota por um país com mais vulcões do que jogadores profissionais de futebol. Bom jogo, Islândia.

Narração empolgante

Falamos dos jogadores, torcida, população, mas a Islândia também tem destaque na locução esportiva. Um narrador de um canal de televisão islandês se empolgou – e muito – após a vitória história sobre a Inglaterra.

– É isso! É isso! Nós não vamos embora nunca! Vocês viram isso? Vocês viram isso? Incrível! Eu não consigo acreditar! É um sonho. Nunca me acordem desse sonho incrível! Viva como você quiser, Inglaterra. A Islândia vai enfrentar a França, domingo. França x Islândia! Vocês podem ir embora! Vocês podem sair da Europa! Vocês podem ir para o inferno que quiserem! O conto de fadas continua!

Amazonianarede-GE

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.