Iranduba recebe força-tarefa institucional para adesão ao Cadastro Ambiental

Iranduba, recebe ações de cadastro rural e ambiental
Iranduba, recebe ações de cadastro rural e ambiental
Iranduba, recebe ações de cadastro rural e ambiental

Iranduba – Uma força tarefa de órgãos estaduais, municipais e federais realiza mutirão para cadastramento de imóveis rurais, nesta quinta (5) e sexta-feira (6) no município de Iranduba, a 27 km de Manaus. O local é a Escola Estadual Isaías Vasconcelos, à rua Rio Madeira, Centro. Nos dois dias, os atendimentos serão das 8h às 17h.

O objetivo é que todos os proprietários de imóveis rurais, ou pessoas que tenham apenas a posse da terra ou utilizem o imóvel para alguma atividade econômica ou pertençam a um assentamento rural, façam o Cadastro Ambiental Rural (CAR), pois é uma obrigatoriedade determinada pelo Governo Federal para todo o país.

O Cadastro Ambiental Rural é gratuito. Para cadastrar o imóvel é preciso que o interessado tenha em mãos documentos pessoais e algum documento do imóvel. Ao fazer o CAR, o produtor rural recebe benefícios como a suspensão de sanções e multas ambientais e volta a ter acesso a créditos e financiamentos bancários e públicos.

Do dia 16 a 20 de março, será a vez do município de Itacoatiara receber o mutirão, que fará o atendimento  na Vila do Engenho, km 170 da AM-010, a 40 Km do Ramal do Novo Remanso.

No local serão feitos atendimentos pela manhã e à tarde, das 8h às 17h. A força tarefa dos mutirões de cadastramento é composta por uma equipe técnica das seguintes instituições: IPAAM, MDA, SDS, IDAM, SEPROR, FAEA E SPF.

O CAR é um instrumento do novo código florestal brasileiro e funciona como um sistema de planejamento georreferenciado do imóvel rural. Nele está contida a delimitação da Área da Propriedade ou Posse Rural Total, da Área Consolidada, da Área de Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente, bem como o nome e qualificação pessoal do proprietário ou ocupante e outros dados que se fazem necessários às identificações.

Os proprietários e posseiros e ocupantes também podem solicitar inscrições dos seus imóveis rurais via Internet acessando o site do IPAAM (www.ipaam.am.gov.br) ou o site nacional do CAR (www.car.gov.br).

Amazonianarede

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.