IPVA 2026: veja o calendário de pagamento para contribuintes do Amazonas

Calendário de pagamento do IPVA 2026 é divulgado — Foto: Natinho Rodrigues/SVM

Imposto pode ser parcelado em até três vezes, caso pagamento do tributo seja antecipado nos dois meses anteriores ao prazo final de quitação do imposto.

O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para contribuintes do Amazonas em 2026 foi divulgada nesta quarta-feira (24). A tabela, divulgada pela Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz-AM), indica os prazos conforme o final da placa do veículo e como obter descontos na hora de pagar.

Para o novo ano, o valor da alíquota do IPVA foi reduzida em 50% no Amazonas. Com isso:

Veículos acima de 1.000 cilindradas (SUVs e picapes): alíquota cai de 4% para 2%.

Veículos até 1.000 cilindradas (carros populares 1.0 e motos): alíquota cai de 3% para 1,5%.

Veículos elétricos e híbridos: alíquota reduzida de 3% para 1,5%.

Caminhões, tratores, ônibus e transporte escolar/coletivo: alíquota cai de 2% para 1% (para transporte escolar, apenas veículos registrados no Detran-AM).

Segundo a Sefaz, o imposto pode ser parcelado em até três vezes, caso o pagamento do tributo seja antecipado nos dois meses anteriores ao prazo final de quitação do valor:

desconto de 10% na primeira parcela,
desconto de 5% na segunda parcela e
pagamento integral na terceira parcela da divisão.

O prazo final para pagamento de IPVA dos proprietários de veículos com placa de final 1, por exemplo, é apenas no dia 31 de março de 2026. As regras seguem a mesma lógica para as demais placas.

Outras formas de desconto

O parcelamento por antecipação não é a única forma de obter desconto no pagamento do IPVA. Com base na Lei do Bom Condutor, é possível obter descontos de 10% a 20% no IPVA de contribuintes sem multas vinculadas à sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nem no veículo pleiteado num período de até três anos anteriores ao do pedido.

Caso o cidadão de fato não possua multas em seu nome, basta solicitar o desconto legal no site da Sefaz a partir do dia oito de janeiro, por meio do site da Sefaz.

O Governo também disse que ampliou a isenção do IPVA e agora passam a ser isentos do pagamento veículos cujo IPVA cobrado seja de até R$ 420. O projeto de Lei 588/2024, que estabelece o valor do chamado IPVA Social, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

amazonianarede
Por g1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.