Ipem-Ám inicia a “operação Parintins” nas embarcações

Ipem, fiscaliza se os barcos tem extintores de incêndiom com validade
Ipem, fiscaliza se os barcos tem extintores de incêndiom com validade
Ipem, fiscaliza se os barcos tem extintores de incêndiom com validade

Amazonas – O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), iniciou a Com o objetivo de oferecer segurança aos passageiros que se deslocam através de embarcações para o Festival Folclórico de Parintins, o o Ipem-A, iniciou a “operação Parintins” nas embarcações que seguem rumo a Ilha.

A ação acontece até a próxima sexta-feira (26) e tem o objetivo de verificar se os extintores de incêndio estão dentro da conformidade.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, o instituto realiza diariamente a fiscalização nesses equipamentos de segurança, mas, com aproximação do Festival Folclórico de Parintins, a ação está sendo intensificada.

“Sabemos que nesse período o aumento de usuários que utilizam o transporte fluvial é muito grande e por isso nós estamos fiscalizando os extintores de incêndio das embarcações nos principais portos da cidade, para garantir que os passageiros possam viajar com maior segurança”, disse Márcio André.

A operação consiste em verificar se os equipamentos extintores de incêndio estão de acordo com a Portaria nº 486/2010 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); verificar a existência do selo de conformidade e validade do equipamento; se os equipamentos atendem aos requisitos estabelecidos pelos Regulamentos Técnicos da Qualidade para os Serviços de Inspeção Técnica e Manutenção em Extintores de Incêndio (RTQs).

Durante a fiscalização, os técnicos do Ipem também verificam os aspectos de segurança dos extintores de incêndio, bem como estado de conservação, verificando se os mesmos estão apresentando corrosão, achatamento, vazamento (nas mangueiras e componentes); se o extintor encontra-se com a pressão adequada de utilização; se os lacres e anel de proteção (possuem rupturas); se as empresas que realizam a manutenção são autorizadas pelo órgão.

Irregularidades

Durante a operação, se for encontrada alguma irregularidade os donos das embarcações estarão sujeitos às seguintes penalidades: apreensão, interdição, notificação com prazo de 24 horas para a correção da irregularidade e autuação.

NO ano de 2014, foram fiscalizadas 324 embarcações, destas 14 foram notificadas, sendo 1.522 extintores de incêndio verificados e destes 41 equipamentos apresentaram irregularidades, tais como condições precárias de uso, sem o selo do Inmetro, sem o lacre de segurança, sem a carga nos cilindros e prazo de validade vencido.

O consumidor que identificar algum tipo de irregularidade nos extintores de incêndio deve entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM por meio do 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h30 às 16h30.

Amazonianarede

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.