
Manaus – Contrariando o momento de crise econômica, a venda do varejo no Jorge Teixeira – 3ª Etapa teve aumento de até 50% no volume de vendas. O crescimento, apontado pelos lojistas do bairro, ocorreu após intervenção urbanística realizada no local pela Prefeitura de Manaus, por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis).
O principal impacto positivo ocorreu nos estabelecimentos comerciais instalados na avenida Hilário Gurjão. A via, que reúne a maioria dos comerciantes, foi totalmente revitalizada, com nova pavimentação, calçadas amplas, meio-fio e sistema de drenagem.
“Não havia uma rua por aqui que não ficasse intransitável nos dias de chuva. Então era melhor nem abrir as portas. Hoje, com as vias novas, fica muito mais fácil para os clientes virem as nossas lojas”, explicou o comerciante de verduras e legumes Leodilar Evangelista, 34. Segundo ele, após a revitalização da via, sua venda cresceu pelo menos 50%.
Com um fluxo baixo de clientes devido ao difícil acesso ao seu salão de beleza, o cabeleireiro Raimundo Ferreira, 29, pensou em abandonar o negócio. “Eu passava o dia aqui e às vezes não tinha nenhum cliente”, lembra.
Na nova fase, Raimundo diz que precisa de ajuda para atender a demanda. “Agora eu atendo até 30 pessoas por dia. Isso só é possível graças ao espaço para estacionar que a avenida tem agora e as boas condições da via”, afirmou.
Calçadas
Dona de uma loja de variedades, Gisele Souza, 27, também viu seu movimento crescer, porém segundo ela, o aumento nas vendas não foi o único benefício trazido pelas melhorias feitas na rua.

“As calçadas estão bem maiores, o que melhora muito o fluxo de pessoas. Antes, elas quase não existiam e as poucas que tinham estavam depredadas ou cheias de placas e mercadorias. Essa conscientização depois da reforma foi muito importante”, avaliou.
Além da avenida Hilário Gurjão, o Prourbis trabalha na recuperação de outras 44 ruas no bairro. Em sua nova fase, que vai beneficiar a comunidade vizinha ao Jorge Teixeira – 3ª Etapa, a Arthur Virgílio, o programa deve revitalizar outras 12 ruas.
Amazonianarede-Semcom