Manaus, AM – O Transito está complicado na Av. Brasil, no bairro da Compensa. Um trecho da avenida, no sentido bairro-Centro está interditado para obras em uma ponte, que cedeu e será reconstruída. Uma estrutura metálica foi colocada para desvio provisório do fluxo de veículos.
Nesta primeira etapa, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) vai executar a demolição progressiva da antiga estrutura, que cedeu por conta de um desnivelamento em arrimo de concreto.
Na sequência dos trabalhos, a pasta inicia a recomposição do gabião, construção da cortina de concreto, lançamento de vigas metálicas e, por fim, a concretagem do tabuleiro da ponte.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de infraestrutura, Marcos Rotta, a nova passagem será construída em estrutura mista de concreto armado e vigas metálicas, estrutura que garante mais segurança aos veículos.
“Essa área da Compensa passou por estudo topográfico e depois o processo seguiu rito ordinário da Lei 8666/90, para que a licitação fosse realizada dentro dos termos legais. Finalizado os trâmites, estamos iniciando a reconstrução de uma passagem que suporte ao longo dos anos as condições de tráfego e do clima da Região”, disse.
O novo equipamento segue os padrões de infraestrutura das pontes Nilton Lins e ponte Normam Arruda, instaladas, respectivamente, na Avenida Professor Nilton Lins, Parque das Laranjeiras, e na Avenida Loris Cordovil, Alvorada.
Trânsito alterado
A partir das 7 horas, o trânsito começou a ser desviado na Avenida Brasil, no trecho entre a rua Tobias Barreto e Avenida Compensa, zona Oeste, sentido bairro-Centro, em virtude das obras.
Condutores de veículos de passeio que trafegam nesse sentido da Avenida deverão utilizar uma ponte provisória à direita da via e seguir no trajeto normal. A opção para veículos pesados, inclusive linhas de ônibus que trafegam no bairro, é seguir pela rua Tobias Barreto, que ficará em sentido único durante a obra, até a Avenida Compensa para alcançar a Avenida Brasil e seguir em direção ao Centro.
Para dar mais fluidez à rua Tobias Barreto, o lado direito da via no sentido Avenida Brasil para a Avenida Compensa terá proibição de estacionamento com placas de regulamentação.
Agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) estarão no trecho interditado e farão o monitoramento do trânsito para orientar condutores sobre os desvios.
Amazonianarde