Inscrições para o Viver Melhor Atividade Motora abrem na segunda

Viver Melhor

Viver Melhor

Amazonianarede – Agecom

Manaus – O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (Seped), abre as inscrições, a partir desta segunda-feira, 28 de janeiro, para as atividades do Viver Melhor Atividade Motora, programa idealizado pelo governador Omar Aziz com objetivo de estimular o desenvolvimento das potencialidades motoras de pessoas com deficiência, a partir de dois anos de idade, por meio de atividades físicas, lúdicas, artísticas, pedagógicas e aquáticas.

Ao todo, o programa vai oferecer 400 vagas. As inscrições se estendem até sexta-feira, 1º de fevereiro. Para participar, os pais e/ou os responsáveis pela pessoa com deficiência devem se dirigir a um dos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) onde serão desenvolvidas as atividades do ano letivo de 2013: Ceti Elisa Bessa (avenida Itaúba, s/nº, Jorge Teixeira, zona leste, próximo à Bola do Produtor) e Ceti Cinthia Régia (rua da Raquete, s/nº, Nova Vitória, zona leste).

O horário de atendimento será das 15h às 18h. Para a matrícula ser efetuada, serão exigidos os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, laudo médico indicando qual o tipo da deficiência e foto 3×4. No ato da matrícula é necessária a presença da pessoa com deficiência.

O Viver Melhor Atividades Motoras é uma das vertentes do programa Viver Melhor, implantado em dezembro do ano passado e que reúne um conjunto de ações voltada às pessoas com deficiência. O programa contempla a vertente “Acessibilidade”, que consiste na reforma e adaptação de casas e entrega de kits de saúde para facilitar o dia a dia da pessoa com deficiência, e a vertente “Reabilitação”, com atendimentos médico, psicológico e de assistência social a essa parcela da população.

Ano passado 200 pessoas com deficiência, entre crianças, adultos e idosos, participaram das atividades motoras desenvolvidas no Viver Melhor. As atividades realizadas duas vezes por semana somaram mais de dez mil atendimentos.

Os resultados foram os melhores possíveis, garantiu a titular da pasta, Vânia Suely. Ela destacou que é feita uma avaliação inicial antes da pessoa com deficiência cmeçar as atividades. “Em apenas um ano já é possível perceber grandes avanços”, disse Vânia, enfatizando a satisfação também dos familiares que, além da independência do deficiente, percebe a socialização dele com outras pessoas.

Para esclarecer as dúvidas sobre o programa Viver Melhor, os interessados devem contatar a Seped, por meio do email [email protected] e/ou dos telefones (92) 3878-0583/ 3878-0581.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.