Amazonia – A maior folha do mundo, a da Coccoloba, será estudada pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus (AM). A folha da árvore da família Polygonaceae mede 2,5 metros de comprimento por 1,44 metro de largura na fase adulta. O caule da árvore chega a 13 metros de altura. A espécie entrou para o Guinness Book em 1997.
Observada pelos pesquisadores pela primeira vez na região do rio Madeira, na Amazônia, a Coccoloba finalmente poderá ser identificada pela ciência vinte anos após ser registrada como a maior folha do mundo.
Além de fotossíntese, as folhas da planta também armazenam energia durante o dia e na ausência de luz, ou seja, à noite.
Os frutos da planta também são estudados pelo pesquisador Jaime Paiva, do Laboratório de Físico-Química de Alimentos do Inpa, que faz identificação do teor nutricional. “Vamos fazer análises de vitaminas, minerais [cálcio, magnésio, manganês, potássio, sódio, zinco, cobre] e também análise proteica, de lipídio e de carboidrato [valor energético]”, explicou.
Amazonianarede-Porta Brasil