Iniciativa privada tem interesse em oito portos no Amazonas, afirma ministro

A informação` foi do ministro Edinho Araújo
A informação` foi do ministro Edinho Araújo
A informação` foi do ministro Edinho Araújo

Amazonas – O lançamento do segundo Plano de Investimentos em Logística (PIL), do Governo Federal, agitou os setores político e empresarial brasileiro, esta semana. Nesta sexta-feira, em entrevista à Rede Tiradentes, o ministro da Secretaria de Portos, Edinho Araújo, destacou a importância estratégica da capital do Estado e dos investimentos em Manaus.

“Manaus, com sua posição estratégica, no Brasil e no mundo inteiro, é fundamental que tenhamos investimentos, para que esta região possa continuar gerando cada vez mais emprego e renda, para o povo brasileiro!”

Segundo o ministro Edinho Araújo, o PIL prevê a construção de mais oito portos privados, em Manaus. “Por exemplo, teremos investimentos em contêineres – que é importante para a carga em geral – no total de R$ 890 milhões. Esta licitação estará dentro do bloco dois, que deverá ocorrer no primeiro semestre de 2016. E temos aqui, já tramitando, alguns pedidos da iniciativa privada.”

O ministro revelou o interesse de empresários da iniciativa privada em investir em portos, no Estado. “Nós temos aqui oito solicitações de terminais privados, que significam investimentos da ordem de R$ 890 milhões, atendendo, portanto, oito Terminais de Uso Privado (TUP), que são demandas da iniciativa privada, que, melhor do que ninguém, conhecem a demanda, portanto, Manaus tem que ter esta capacidade e vamos buscar, naquilo que compete às autorizações, o mais rapidamente possível!”

O ministro confirmou que, parte do dinheiro que será investido no PIL, virá da iniciativa privada. “Os TUP’s são provocações em que o investidor não só transportará a carga própria, mas que, com o novo marco legal, ele poderá também transportar cargas de terceiros, o que torna o investimento mais atrativo!”

Falando sobre a disputa jurídica entre o governo do Estado e uma empresa privada pelo controle do Porto Privatizado de Manaus, o ministro disse que, o que, o que tem tem de ser respeitado é o interesse público

“O que tem que acontecer é o interesse público. O que temos de buscar é a pacificação, a solução dessa questão. Por isso, estou programando uma visita a Manaus. Nós estamos muito dispostos a ver o que é que precisa acontecer para pacificarmos e termos os investimentos o mais rapidamente possível!”, afirmou.

Neste sábado (13), o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, também conversa com os ouvintes de Rede Tiradentes.// O ministro vai estar ao vivo, no estudo da Tiradentes News, a partir das 10h, com Ronaldo Tiradentes.

Amazonianarde-CBN, Manaus

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.