Informatização chega às comunidades indígenas de Oiapoque

Oiapoque, AP – Além da inauguração da Escola Indígena Estadual Manoel Primo dos Santos, o governador Camilo Capiberibe comemorou o Dia do Índio com a entrega de 65 computadores do programa Professor Conectado aos docentes da aldeia de Santa Isabel e de aldeias próximas. Além disso, os indígenas puderam contar com os serviços oferecidos pela Ação Mais Cidadania.

O Professor Conectado é de responsabilidade do Governo do Estado, que conseguiu, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o valor de R$ 15,886 milhões para a aquisição dos equipamentos.

Mais de 6 mil máquinas já foram entregues aos docentes dos municípios de Macapá, Oiapoque, Vitória do Jari, Laranjal do Jari, Tartarugalzinho, Mazagão, Porto Grande, Ferreira Gomes, Amapá e Calçoene, além dos distritos do Bailique e São Joaquim do Pacuí.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Elda Araújo, o notebook é uma ferramenta que irá facilitar o planejamento dos professores. “Essa escola está sendo contemplada com os notebooks, mas também está no planejamento que ela receba a lousa digital. Isso prova que o governo vem investindo em todas as escolas”, disse.

Como uma forma de agradecer pelos benefícios feitos na aldeia, o governador Camilo Capiberibe foi recepcionado pelos índios com a dança típica dos indígenas, denominada Turé. Ele ainda bebeu kaxixi, assim como todos que estavam acompanhando a comitiva governamental.

Durante a cerimônia, o governador falou da satisfação de comemorar o Dia do Índio entregando uma obra e os computadores do programa Professor Conectado. “Estamos avançando nesse setor e sou convicto de que, neste ano, teremos bons resultados na área da educação. Plantamos e vamos colher bons frutos para que todos tenham as mesmas oportunidades”, discursou.

Fonte – Diário do Amapá

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.