Índios vão apresentar a Dança do Parixara na abertura do Arraial

Boa Vista – A dança do Parixara, que comemora a fartura, vai abrir a programação do melhor arraial da Amazônia. O grupo da Associação Municipal Indígena Kuaikrí de Boa Vista (AMIKB-RR) se apresenta na primeira noite do Boa Vista Junina 2013, no sábado (15), a partir das 18h30, na Praça do Centro Cívico.

O grupo é formado por 22 indígenas das etnias macuxi e wapixana que se dedicam a preservar suas tradições culturais. A dança do Parixara será inserida na encenação de abertura do Boa Vista Junina, que conta a lenda do wazaká, explicando a origem das belezas naturais de Roraima e a variedade de pássaros que habitam o ecossistema do estado, além de destacar a contribuição da cultura indígena para o desenvolvimento das quadrilhas juninas da capital.

De acordo com Wanda Domingos, conhecida por Wanda Pajé, presidente da associação, a dança do Parixara é celebrado pelos indígenas em todas as datas comemorativas. Ao executar os movimentos, eles cantam o ritual nas línguas indígenas macuxi e wapixana. “Vivemos na cidade, mas preservamos as tradições de nosso povo. Nossa língua e nossos ritos são ensinados para nossos filhos, para manter nossa cultura viva”, disse.

A festa, que este ano traz o tema “As aves que aqui gorjeiam vieram do wazaká. Boa Vista Junina – É hora de preservar” divulga a cultura, o potencial turístico e a variedade de aves encontradas em Roraima, com um apelo pela conservação do meio ambiente. O melhor da Amazônia acontece de 15 a 23 deste mês, com a participação de 20 quadrilhas juninas, artistas locais e a atração nacional com a banda Falamansa. A programação completa está disponível no endereço: http://www.boavista.rr.gov.br/boa-vista-junina.

Fonte: Secom/PMBV

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.