Indígenas realizam encontro cultural em Feijó (AC)

Evento ocorre durante 5 dias em terra indígena de Feijó - Foto: Divulgação
Evento ocorre durante 5 dias em terra indígena de Feijó - Foto: Divulgação
Evento ocorre durante 5 dias em terra indígena de Feijó – Foto: Divulgação

Feijó, AC – O XI Evento De Intercâmbio Cultural Huni Kui e a Rede Acreana dos Movimentos Populares (Pupsi) acontecem de 30 a 3 de setembro na aldeia Txanayá, no antigo seringal Curralinho. A terra Indígena está localizada às margens do médio Rio Envira, em Feijó.
Os eventos visam promover a difusão e o intercâmbio cultural indígena, e comemoram os 124 anos da avó Parã Banu Bake Huni Kui, a índia mais velha do Brasil, embora não seja reconhecida pelo Guines Book.

De acordo com a produtora cultural que apoia o projeto, Mirna Rosário, o evento é promovido há 12 anos sem apoio governamental.
“O encontro é um processo de manifestação da autonomia indígena. Cada comunidade participantes contribui com algo, como peixe, macaxeira e farinha, fazendo o evento acontecer”, disse.

Quarenta vagas são disponibilizadas a quem deseja participar da atividade. O investimento é de R$ 125 para auxiliar as despesas de alimentação e diesel para a viagem de barco até a aldeia Txanaya.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de agosto para o e-mail [email protected].

Mais informações podem ser adquiridas através do grupo no Facebook da Rede Acriana dos Movimentos Populares de Rua e Floresta (Puipisi) ou pelos telefones: 9935-5541 e 9903-0689.

Por: Anaís Cordeiro – Página20.net

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.