
Amazonas – Mais um capitulo da eleição suplementar para o governo “tampão” do Amazonas programada em 1º turno para 6 de agosto. Agora, a novidade é que o registro de candidatura da jornalista Liliane Araújo (PPS) foi indeferido por unanimidade. O julgamento do pedido foi feito nesta terça-feira, durante sessão do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A coligação de Liliane, anunciou que cai entrar com recurso contra a decisão do TREr
O Ministério Público Eleitoral já havia se manifestado, nos autos do processo, pelo indeferimento do registro da candidatura. A jornalista, lançada pelo PPS em uma chapa puro-sangue com o Cabo Lobo, aparece no sistema eleitoral sem qualquer filiação partidária, o que a impede de ser candidata.
Antes de ir para o PPS, ela era filiada ao PR, partido pelo qual se candidatou a vereadora nas últimas eleições municipais, sem êxito. Antes, ela já havia sido candidata a deputada estadual pelo próprio PPS em 2014.
O relator do caso, juiz Abraham Peixoto, sustentou, em seu voto, que “segundo consta da certidão da base de cadastro eleitoral, a candidata está filiada ao PR e não ao PPS”.
De acordo com ele, na lista interna do PPS o nome de Liliane aparece filiada ao partido desde 25 de novmebro de 2016. “Entretando a lista em momento algum foi enviado para o processamento pelo TSE para que constasse na lista oficial do partido”, ponderou ele.
Conforme o relator, em consulta ao sitema da Justiça Eleitoral, os detalhes da filiação de Liliane ao PPS foram inseridos somente no dia 7 de junho deste ano, por Elcy Barroso Monteiro.
O procurador regional eleitoral, Victor Riccely, se manifestou favoravelmente ao indeferimento do registro da candidata. “O ponto que surge a discussão é que foi juntada pela candidata no registro alguns documentos, como a ficha interna do partido, de que ela teria se filiado no dia 25/11/2016. É sabido que documentos unilaterais, nos quais também se inserem essas fichas, não são hábeis a comprovar a filiação prévia”, argumentou.
Apesar de Liliane ter sua candidatura indeferida, o pedido do vice dela, Cabo Lobo, foi deferido, assim como o do PPS, uma vez que a chapa é “puro-sangue”, sem outros partidos aliados.
Com o indeferimento da candidatura dda jornalista Liliane Araujo apenas 8 candidatos concorrerão a eleição.
Recurso
Após ter o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) nesta terça-feira (11), a candidata ao governo Liliane Araújo (PPS) informou que deve recorrer da decisão. Segundo o TRE, a decisão foi motivada por ausência de filiação partidária.
“Nosso jurídico já está providenciando a defesa. Vamos nos basear alegando ofensa aos princípios do devido processo legal e da ampla defesa. O nosso trabalho continua, estaremos nas ruas pedindo votos e usar as minhas redes sociais” disse a candidata indeferida.
Amzonianarede