INCRA repassou patrulha mecanizada, mas a Prefeitura não recupera os ramais do assentamento

Vicinal

Vicinal

Amazonianarede – Portal do Apuí – Redação

Apuí, AM – De acordo com os moradores, nos últimos cinco anos, problemas com as estradas tem prejudicado o início das aulas na região. “Começa tarde e termina cedo”, diz um dos moradores que afirma que o ano letivo tem em média cinco meses de duração. Com as chuvas de janeiro, um bueiro rompeu e a comunidade está isolada.
De acordo com os moradores, o caminhão de leite só percorre dois km da Vicinal Nova Jerusalém. Por causa da dificuldade de acesso muitos agricultores estão desistindo da atividade. “Até umas vaquinhas de leite que a gente tinha, nós vendeu, porque não tem condições.” Afirma dona Maria Silva da Luz que mora no km 10 da Vicinal.

A família de dona Maria é uma das que estão isoladas na vicinal depois do rompimento de um bueiro. De acordo com os moradores, pelo menos 15 alunos estão isolados no local.

O produtor Neldo Fester afirma nos últimos anos as aulas começam tarde e terminam cedo com um calendário de apenas cinco meses de aula. “E você ter um ano letivo de cinco meses, o maior prejuízo sempre é dos alunos. Os alunos aprendem pouco e igual passam, mas com deficiência.”

A reportagem falou com o prefeito Adimilson Nogueira para saber que providências serão tomadas. De acordo com o prefeito, a responsabilidade de recuperação das estradas dentro do Assentamento é de responsabilidade do INCRA, mas que vai procurar o órgão para estabelecer uma parceria que possa permitir o transporte da produção, acesso à educação e saúde.

CONTRIBUIÇÃO DO INCRA

O de Apuí, município que foi criado em função da Reforma Agrária, pois nasceu no coração do Projeto Rio Juma, é que o projeto está naturalmente dentro do município e que oi INCRA repassou uma completa patrulha mecanizada completa, com caminhão, compactador, caçamba, motoniveladora, patrol, trator esteira e outros equipamentos, através de comodato assinado com o prefeito anterior, para que fossem recuperadas as estradas e vicinais do projeto, que é também uma das sustentações econômicas do município.

A patrulha que o INCRA repassou para o município, segundo fontes do INCRA, é completa e com a intervenção da Prefeitura, os ramais poderiam ou poderão ser perfeitamente recuperados, até porque, reforma agrária não deve ser uma função exclusiva do INCRA.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.