Incêndio atinge catedral de Notre Dame em Paris

Incêndio atinge catedral de Notre Dame em Paris

Com 12 milhões de visitantes ao ano, monumento é o mais visitado da Europa

 

PAEIA, França –  — Um incêndio atingiu a Catedral de Notre Dame, no centro de Paris, uma das igrejas mais visitadas do mundo e o monumento histórico mais visitado da Europa nesta segunda-feira.

Imagens nas redes sociais mostram fumaça saindo do topo da catedral medieval. Uma grande operação está em curso, de acordo com o Corpo de Bombeiros da capital francesa.

De acordo com o porta-voz de Notre Dame, o incêndio foi declarado às 16h50 do horário local (13h50 de Brasília).

 

A polícia isolou a área e está retirando os muitos turistas que estavam dentro da catedral, diz a agência Efe. Segundo o corpo de bombeiros, o incêndio provavelmente está ligado a reformas do edifício que estão em curso.

“Um terrível incêndio está em curso na catedral Notre Dame de Paris. Os bombeiros estão tentando controlar as chamas. Estamos mobilizados no local em estreita ligação com a diocese de Paris.

Convido todos a respeitar o perímetro de segurança”, escreveu em seu Twitter a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

O presidente da França, Emmanuel Macron, cancelou um discurso à nação que faria nesta tarde por conta do incêndio.

No ano passado, a Igreja Católica na França lançou um apelo urgente pela mobilização de fundos para salvar a igreja, que estava começando a desmoronar.

A catedral, rodeada pelas águas do Rio Sena, recebe em média 12 milhões de visitantes ao ano, mais até do que a Torre Eiffel. Em 2013, a igreja completou 850 anos.

O edifício foi construído ao longo de 200 anos entre 1163, durante o reinado de Luis VII, e 1345.

Dentro da igreja, há um acervo de importância artística inestimável, incluindo um órgão do século XVII ainda em funcionamento. Há também pinturas e gravuras que relatam a História da catedral e da cidade de Paris.

Amazoinarede-O Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.