Idosos do Estado são homenageados na Assembleia com Sessão Especial

(Foto: Elisa Garcia – Aleam)

Em uma Sessão Especial, na manhã desta segunda-feira (30), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) homenageou os idosos do Estado pela passagem do Dia do Idoso, comemorado no último dia 27.

Os autores da homenagem, deputados estaduais Conceição Sampaio (PP) e José Ricardo (PT) fizerem uma reflexão sobre as políticas públicas oferecidas ao público da Terceira Idade, cujo estatuto completa dez anos no dia 1º de outubro.

Longevidade foi à palavra mais usada pelos representantes de instituições que trabalham com o idoso para definir a atuação dos mesmos nos grupos e associações que atuam. Um exemplo de amadurecimento e aprendizado é o da dona Maria Félix, com 101 anos, e ainda participa ativamente das atividades da Associação dos Idosos do Santo Antônio, conhecido como grupo Girassol. “Eu sou uma pessoa muito feliz e realizada”, disse a homenageada que é mãe de 13 filhos e possui muitos netos.

Fiel escudeira da deputada Conceição Sampaio, Maria acompanha a carreira política da parlamentar, inclusive seu programa na TV, o Câmera 13. Todo esse afeto é recíproco, porque Conceição a define como exemplo de pessoa que está tendo “uma velhice com qualidade de vida”. “As pessoas idosas têm muito a dar a sociedade em que vivem, diante da experiência acumulada”, disse, destacando estudo feito pelo IBGE apontando que existem muito mais mulheres viúvas nessa idade que homens.

Conceição destacou o trabalho realizado por várias instituições que “prestam um trabalho extremamente importante aos idosos”, porque estão engajadas num trabalho que visa uma sociedade justa e fraterna, que respeita a pessoa idosa, inclusive no cumprimento da Lei Nº 10.741, que é o Estatuto do Idoso, por meio de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais.

José Ricardo disse que o Estatuto é uma grande conquista da sociedade no sentido de criar uma legislação que ampare as pessoas idosas. “A lei é muito clara, determinando que todos tenham responsabilidade para com o idoso, desde a família até o poder público. A população idosa está crescendo no Brasil, logo, tem que haver políticas para atender, cuidados adequados, inclusive dos idosos doentes com problemas de locomoção”, mencionou, lembrando da necessidade de criar espaços para os idosos.

Estiveram presentes também na Sessão Especial a secretária de governo, Rebecca Garcia, que representou o governador Omar Aziz (PSD), a presidente do Fórum Permanente do Idoso, Maria Rosilene de Paiva, o delegado titular da Polícia Civil Luiz Martins, a coordenadora da Pastoral da Criança, Cristina Santos e outros.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.