ICMBio investe em concessões nos parques nacionais

P
ICMBio começa a investir  em concessões nos parques nacionais

Brasil – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apresentou recentemente  em evento aberto ao público, no auditório do Sebrae, em Brasília, os projetos de concessão de serviços de apoio à visitação em três unidades de conservação (UCs) federais: Parque Nacional de Brasília (DF), Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) e Parque Nacional do Pau Brasil (BA). Os editais para a concessão de serviços nas três unidades de conservação serão publicados em 2017. E a novidade começa a atrair turistas aos parques.
Com isso, o ICMBio retoma um modelo inovador na gestão dos parques nacionais, iniciado com as bem sucedidas concessões de serviços de uso público já em vigor nos parques nacionais do Iguaçu (PR), Tijuca (RJ), Fernando de Noronha (PE) e Serra dos Órgãos (RJ).

O processo de delegação de serviços nas unidades de conservação federais tem como foco principal a melhoria da qualidade da experiência dos visitantes. Viabiliza a manutenção das estruturas físicas e o manejo adequado das áreas de uso público e amplia as opções das pessoas que buscam contemplação ou recreação em ambiente natural.

O ICMBio entende que o fomento de parcerias com os diversos setores da sociedade civil (empresas privadas e organizações não governamentais) contribui para o aprimoramento da gestão e uso das áreas naturais protegidas, permitindo que essas unidades cumpram os seus objetivos, entre eles, o uso público agregado ao desenvolvimento social e à preservação de ecossistemas de grande relevância ecológica e beleza cênica.

Para dar maior publicidade e promover a transparência nos processos de concessão, o ICMBio reservou este espaço para a divulgação de informações a respeito do tema, a fim de estimular o debate e receber contribuições.

Vale ressaltar que os documentos abaixo disponibilizados são de cunho meramente consultivo e informativo. Os interessados em participar dos certames licitatórios podem e devem realizar seus próprios estudos estatísticos e de viabilidade econômica e financeira.

Amazonianarede-ICMBio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.