Horário de verão confunde candidatos e mais de 30 perdem prova do Exército

Muitos achavam que as portas iriam fechar às 10h30 da manhã deste domingo
Muitos achavam que as portas iriam fechar às 10h30 da manhã deste domingo
Muitos achavam que as portas iriam fechar às 10h30 da manhã deste domingo

MANAUS – Mais de 30 candidatos que concorriam uma das vagas no curso de formação de sargentos, do Exército  chegaram atrasados no local de prova do concurso realizado, na manhã deste domingo (18). Com os portões previstos para fechar às 11h30, no horário de Brasília e às 9h30, no horário local, os candidatos afirmaram terem confundido a hora de chegada.

Concorrendo a uma das 80 vagas  para o Curso de Formação de Sargentos Músicos, Alessandro Paiva, 22, que pela segunda vez tentar ser admitido no Exército afirmou que diariamente se preparava para a prova, mas como acreditava que a entrada encerraria apenas às 10h30, acabou chegando atrasado.

“Saí às 8h45 do bairro Morro da Liberdade, de ônibus, porque pensava que o portão ficaria aberto até as 10h30. Agora são R$ 70 de inscrição jogados fora”, afirmou.

Inscrito para uma das 1.200 vagas para sargentos de àreas combatentes, Paulo Henrique Gomes, 17, questionou o fechamento dos portões às 9h30.

“No meu relógio ainda são 9h30 e os portões já estão fechados e dizem que não podemos entrar. Isso não está certo”, reclamou.

Morador do Centro, Paulo Henrique disse ainda que o trânsito engarrafado atrapalhou os candidatos que precisavam chegar ao Colégio La Salle, zona oeste.

Também inscrito no concurso para uma das vagas de combatente, Alberto da Conceição, reclamou da demora dos ônibus. “Mora na Cachoeirinha. Peguei o 010 e ele rodou muito”, disse.

Segundo o presidente da Comissão de Aplicação e Fiscalização (CAF), major Eduardo Ferrarez, 1.470 candidatos se inscrevem no Amazonas para concorrer a uma das vagas ofertadas no concurso que ocorreu, neste domingo, em âmbito nacional.

Apesar do fechamento dos portões, às 9h30, os candidatos do Amazonas iniciaram as provas apenas às 11h. Os participantes têm quatro horas para responder as questões.

Com 70 vagas ainda para a área da saúde, o concurso terá o gabarito divulgado nesta segunda-feira (19), a partir das 15h, no site da Escola de Sargentos das Armas (ESA). As provas realizadas, neste domingo, integram a primeira etapa do certame que prevê para os candidatos aprovados a realização de exame físico e inspeção de saúde.

Os candidatos listados no resultado final do concurso, com previsão para divulgação em novembro, serão submetidos a um curso de formação com duração de um ano e, caso obtenham rendimento satisfatório, serão promovidos a terceiro sargento.

Os concluintes do curso de formação serão distribuídos entre as unidades da federação, de acordo com Ferrarez. A classificação do aluno ao longo da formação será o critério utilizaado para a escolha do estado no qual o militar será lotado.

Os candidatos que concorrem as vagas para Combatente, Logística-Técnica e Aviação devem ser do sexo masculino, ter entre 17 e 24 anos, ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio. Também é preciso ter no mínimo 1,60m de altura.

No caso dos que almejam serem admitidos como sargentos músicos, os candidatos devem ser do sexo masculino ou feminino, ter entre 17 e 26 anos, ter concluído o Ensino médio ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio e ter no mínimo 1,60m de altura no caso de homens e 1,55m no caso de mulheres.

Os que concorrem para a área da saúde devem ser do sexo masculino ou feminino, ter entre 17 e 26 anos, ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio, ter concluído o curso Técnico em Enfermagem até a data de sua apresentação na organização militar, apresentar registro no Coren e ter no mínimo 1,60m de altura no caso de homens e 1,55m no caso de mulheres. D24AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.