
Manaus – Hoje os familiares e amigos do pequeno Rafael Benjamim, que precisa de cuidados médicos especiais fora de Manaus, estão realizando uma campanha denominada “ Pedágio Solidário” para conseguir recursos para que a criança possa viajar até S. Paulo, onde uma médica especialista na doença da criança, ofereceu tratamento gratuito.
A campanha está sendo realizando num do cruzamento da Avenida Djalma Batista com a rua Pará, uma das mais movimentadas da capital e os organizadores em esperanças que a solidariedade dos amazonenses, mais uma vez funcionará. O preço no pedágio solidário, fica por conta da consciência da própria sociedade, logo, não haverá uma quantidade determinada. Qualquer contribuição em dinheiro será aceita.
A solidariedade do campeão.
É assim que podemos definir a ação do campeão linear peso-pena do UFC, José Aldo. O amazonense doou uma camisa autografada para ser leiloada e, com o dinheiro, ajudar o pequeno Rafael Benjamim. A criança de um ano e onze meses sofre de epidermólise bolhosa (EB) – doença genética rara caracterizada pela grande sensibilidade da pele.
Uma das amigas da família de Rafael, a vendedora Ericka Alves, que organiza outras ações para ajudar o penqueno, revela que ela e os familiares ficaram agradecidos com o gesto do campeão do UFC.
– Esse leilão aí foi um gesto de muito carinho que o José Aldo, que abraçou a nossa causa, autografou a camisa. Então, esse valor vai ser todo revestido para o Rafael – completou Ericka Alves.
A doença causa pequenas bolhas, que se transformam em feridas que podem levar até a sangramentos. Para ajudar no tratamento do filho, os pais de Rafael criaram uma página em uma rede social, por onde recebem doações de medicamentos e dinheiro. Além disso, promovem campanhas.
O menino mora com os pais em uma casa situada no conjunto Campos Sales, no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus. Ele passa a maior parte do tempo em cima de uma cama e usa meias para proteger a pele de choques com a superfície. Segundo a mãe da criança, Jaqueline Santos, de 20 anos, a pomada usada no tratamento dos ferimentos que surgem no corpo de Rafael são compradas na Argentina ou Estados Unidos por um valor que equivale a R$ 130. Para comprar, a família conta com o apoio de conhecidos e desconhecidos.
Campanha

Neste sábado, com iniciativa de Ericka Alves e Joyce Feitosa, será feito um pedágio solidário no cruzamento da Rua Pará com a Avenida Djalma Batista, às 8h30, na Zona Centro-Sul de Manaus para ajudar Rafael. O dinheiro é para contribuir no custeio para uma viagem a São Paulo, onde será feita uma consulta com uma médica que conheceu a história do pequeno pelas redes sociais e se prontificou a colaborar.
– Essa viagem vai ser uma esperança que a gente vai ter, que venha uma novidade. Sobre a doença, algum curativo novo, algum meio de tratamento novo que possa amenizar o sofrimento dele – explicou Jaqueline do Santos, mãe de Rafael.
Amazonianarede, com informações TVAM