Henrique Martins e Saldanha Marinho recebem reordenamento na 7ª edição do “Viva Centro”

(Foto : Tacio de Melo)

A 7ª Edição do Projeto ‘Viva Centro’ ocorre neste sábado, 9, e levará reordenamento às calçadas, fachadas de lojas e demais espaços públicos das Ruas Henrique Martins e Saldanha Marinho, no Centro de Manaus.

São mais de dez secretarias da Prefeitura de Manaus e mais de 100 servidores envolvidos no projeto, que é coordenado pela Secretaria Municipal do Centro (Semc).

Segundo o coordenador do Viva Centro, Fábio Lima, o Viva Centro ocorre para requalificar o Centro, tornando-o agradável para quem frequenta, trabalha e mora na tradicional área comercial de Manaus. “Durante muito tempo o Centro esteve abandonado e este projeto vem para reordenar e requalificar as ruas, o passeio público e os estabelecimentos. Todos são instruídos a se regularizar e assim o Centro volta a ser um espaço agradável, das famílias de Manaus”, disse.

Fiscais do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) orientarão comerciantes para que não ocupem as calçadas com mostruários e para que obedeçam ao manual de placas da Prefeitura de Manaus, evitando a poluição visual. Os camelôs também serão instruídos pela Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) a não exporem seus produtos 20 centímetros além de suas barracas. A Sempab também orientará vendedores ambulantes a não ocuparem as calçadas.

A Divisão de Vigilância Sanitária (Dvisa), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fiscalizará bares, lanches, restaurantes, farmácias, óticas, consultórios, salões de beleza e hotéis. O objetivo é constar se os estabelecimentos obedecem às regras sanitárias. Nos dias que antecedem à ação, servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) realizam reparos nas calçadas, consertam ruas, desentopem bueiros e retiram obstáculos colocados no passeio público.

A Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) lavará às ruas que irão receber o projeto na véspera – no dia auxiliam no carregamento de materiais que são apreendidos e precisam ser descartados. O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) também participarão do projeto Viva Centro. A Guarda Civil Metropolitana faz a segurança das equipes.

Serviços

As equipes das secretarias se concentrarão a partir das 8h na Praça do Relógio e de lá partem para as ruas onde haverá a intervenção do Viva Centro. Na praça, são montadas tendas onde a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) distribuirá mudas de árvores frutíferas. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Assistência Social (Semasdh) fará o cadastro de interessados nos benefícios do Programa Bolsa Família, do Governo Federal.

7ª ação

Essa é a segunda vez que o projeto vai Ruas Henrique Martins e Saldanha Marinho. No dia 11 de outubro outro trecho dessas ruas (entre as Avenidas Eduardo Ribeiro e Getúlio Vargas). Neste sábado, 9, é vez do trecho entre a Avenida Eduardo Ribeiro e a Rua da Instalação.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.