Azerbaijão – Não adiantou nada Lewis Hamilton ter sido o mais rápido em todos os três treinos livres no novíssimo circuito montado nas ruas de Baku, capital do Azerbaijão, palco do GP da Europa váli
Flertando com o limite nos apertados muros do veloz e traiçoeiro traçado, Hamilton já havia escapado da pista no Q1, no Q2 e no Q3. Até que nos minutos finais, cometeu um erro bobo: esbarrou com a roda dianteira na saída da já conhecida “Curva do Castelo”, quebrou a suspensão dianteira do carro e saiu da briga. Isso facilitou a missão do líder do campeonato, Nico Rosberg.
O alemão, que já havia sido o mais rápido nas duas primeiras partes do qualifying, anotou 1m42s758 e teve a honra de conquistar a primeira pole position da história da pista.
Rosberg ainda tirou onda ao assistir dos boxes os minutos finais de sessão, enquanto os demais pilotos tentavam, sem sucesso bater seu tempo. Hamilton, por sua vez, terá que largar em 10º. Confira os melhores momentos no vídeo.
Um dos grandes destaques da sessão foi Sergio Pérez. O mexicano da Force India aproveitou bem o motor Mercedes de seu carro nas longas retas do circuito e esteve sempre entre os três mais rápidos.
No fim, fez o segundo tempo, 1m43s515. Porém, como havia sido punido com a perda de cinco posições em razão da troca de câmbio pelo acidente no último treino livre, terá que largar em sétimo. Com isso, Daniel Ricciardo, da RBR, herdou um lugar na primeira fila do grid ao lado do pole Rosberg. Quem também se beneficiou foi Felipe Massa.
O brasileiro havia feito o sexto tempo, mas largará na 5ª colocação, três à frente do companheiro de Williams, Valtteri Bottas, o oitavo. Quem também superou o parceiro de time foi Felipe Nasr. O jovem brasiliense conseguiu levar a limitada Sauber ao Q2 e começa em 16º, enquanto o sueco Marcus Ericsson foi apenas o 20º.
Rosberg e Hamilton foram os mais velozes na primeira parte do treino classificatório, mostrando que a pole sairia de um duelo particular entre as Meredes. Na sequência apareceu Sergio Pérez, da Force India. Felipe Massa se classificou com folga com a Williams, em 13º. Mas o grande assunto do Q1 foi Felipe Nasr, que surpreendeu ao levar a Sauber ao Q2.
Por apenas um décimo, o jovem brasileiro abocanhou a 16ª e última vaga para a segunda parte da sessão. Seu companheiro de equipe, Marcus Ericsson, ralou o carro no muro por duas vezes, foi somente o 20º e acabou eliminado. Outro que se deu mal foi Jenson Button.
O inglês da McLaren teve problemas no câmbio, e amargou apenas o 19º tempo. Também saíram as duplas da Renault, Kevin Magnussen e Jolyon Palmer, e da Manor, Rio Haryanto e Pascal Wehrlein. O Q1 foi marcado para escapadas de Hamilton, Button e de Romain Grosjean.
Por pouco Hamilton não saiu da briga pela pole position já na segunda parte do qualifying. Sempre tentando tirar o máximo do carro, o britânico fritou pneus e saiu da pista no meio do Q2.
Nos minutos finais, ele se encontrava na décima posição e, já com cronômetro zerado, conseguiu, enfim, anotar o segundo melhor tempo, atrás apenas de Rosberg, passando para o Q3.
Pérez, novamente, foi o melhor depois das Mercedes, enquanto seu companheiro de Force India, Hulkenberg, acabou eliminado. Avançaram também Ricciardo, Verstappen, Vettel, Bottas, Raikkonen e Kvyat. Felipe Massa ficou com a décima e última vaga. Já Nasr teve problemas no motor da Sauber e ficou em 16º. Também caíram foram: Grosjean, Hulkenberg, Sainz, Alonso e Gutiérrez.
Voando baixo, Pérez fez a volta mais rápida no começo do Q3, 1m43s515m seguido pela dupla da Ferrari, Vettel e Raikkonen. Já Rosberg e Hamilton apareciam com os últimos tempos. Tudo porque o inglês deu mais uma fritada de pneus, saiu da pista e acabou atrapalhando o alemão.
Enquanto isso, Verstappen havia abortado a primeira volta após quase se chocar com Bottas, e Massa havia deixado para sair dos boxes somente na parte final do treino. Com sua primeira volta rápida, porém, o brasileiro da Williams subiu para a 4ª posição.
Nos momentos decisivos do treino, o excesso de ousadia de Hamilton custou caro. Em um erro grosseiro, o britânico bateu com a roda dianteira na saída da curva do Castelo e quebrou a suspensão dianteira da Mercedes. Para piorar sua situação, simultaneamente, Rosberg anotava 1m42s758 e pulava para a primeira posição.
O treino foi paralisado sob bandeira vermelha a 2 minutos do fim para a retirada do carro do inglês. Com isso, os pilotos ainda teriam tempo para sair dos boxes e abrir mais uma volta rápida.
O alemão, da Mercedes, porém, confiando em seu bom tempo, permaneceu nos boxes, na torcida para que ninguém surpreendesse e batesse sua marca. E ninguém conseguiu. Entre as mudanças no último segundo, destaque apenas para Ricciardo, que fez o terceiro tempo, o que lhe garantiu um lugar na primeira fila graças à punição a Pérez.
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