
Manaus – Na Semana Nacional de Combate ao Colesterol e à Obesidade, especialista em nutrição está preocupada com os hábitos alimentares equivocados dos manauaras. Na capital do Estado, crianças e adultos que pretendem ter uma vida saudável precisam mudar o comportamento, para ter saúde e ganhar qualidade de visa.
Para perder as medidas avantajadas, não existe milagre, mas, segundo os especialistas, é possível chegar ao objetivo. Basta seguir hábitos alimentares saudáveis como se alimentar 6 vezes por dia e não 3 como a maioria da população.
Evitar o consumo exagerado de alimentos como a farinha, tradicional item da cozinha amazonense, também é importante. Mas para a população, o difícil é conseguir força de vontade para vencer as barreiras econômicas que implicam na mudança de hábitos antigos.
Na semana nacional de combate ao colesterol e à obesidade, autoridades da saúde de Manaus reforçaram a necessidade de mudanças, para evitar doenças provocadas pelo aumento do peso. Uma pesquisa de 2014 apontou que Manaus tem uma taxa acima da média nacional de pessoas obesas, com 57%.
A capital amazonense é a primeira No ranking de ‘gordinhos’. A nutricionista Estefânia Freitas, do Núcleo de Hábitos de Vida Saudáveis da prefeitura de Manaus, explica os fatores que contribuem para o aumento de peso da população são justamente a alimentação desregrada e desbalanceada e a falta de exercícios físicos. Para a nutricionista, além da mudança nos hábitos alimentares, é preciso praticar alguma atividade física.
Amazonianarede-Rede Tiradntes