Grupo de Ecofisiologia e Evolução Molecular do Inpa é destaque em Congresso Internacional de Peixes

21-08inpaManaus – Na reunião, a pesquisadora Vera Val, líder do LEEM, tornou-se a primeira brasileira a ser admitida na Legião de Honra do Congresso Internacional de Biologia de Peixes.

Reconhecida como a maior e mais antiga sociedade profissional para cientistas da área de recursos pesqueiros, American Fisheries Society (AFS), promoveu, na cidade Edimburgo (Escócia), o Congresso Internacional de Biologia de Peixes. Líderes do Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular (LEEM), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), os pesquisadores Adalberto Val e Vera Val, e alunos da instituição participaram do evento.

O Diretor do Inpa, Luiz Renato de França, também esteve presente na 11ª edição do congresso, ocorrido de 3 a 7 de agosto, na Universidade de Heriot-Watt. Composta por membros de várias partes do mundo, a AFS promove a cada dois anos, desde 1994, o Congresso. Dentre os temas relacionados aos peixes, foram discutidos aquicultura, nutrição, estresse ambiental, toxicologia, reprodução, fisiologia e genômica.

Adalberto Val moderou dois simpósios. O primeiro, intitulado “Peixes tropicais – uma mina de ouro biológica”, contou com a participação das pesquisadoras Vera Val (Inpa) e Renata Moreira, da Universidade de São Paulo (USP). O segundo, “Mudanças climáticas e expansão de zonas mortas: dos trópicos aos polos, como os peixes irão se adaptar?”, também foi mediado pelo pesquisador norte-americano Jay Nelson, da Universidade de Towson, em Maryland.

Os líderes do LEEM ministraram ainda três palestras nos simpósios. Adalberto Val apresentou os temas “Transferência de oxigênio no peixe amazônico Prochilodus nigricans” e “Temperatura e pH afetam a afinidade de oxigênio no sangue de determinadas espécies de peixes da Amazônia”, e Vera Val o estudo “Modulação dos genes de LDH e sobrevivência das espécies de peixes amazônicos expostos a cenários futuros de mudanças climáticas”.

Motivados pela troca de informações e em busca de novos conhecimentos, cinco alunos do grupo de Ecofisiologia e Evolução Molecular, de Manaus-AM, contribuíram de maneira significativa para o evento com duas comunicações orais (Helen Sadauskas Henrique e Rafael Mendonça Duarte) e quatro pôsteres (Carlos Henrique dos Anjos dos Santos, Carolina Sousa de Sá Leitão, Ramon Barros Baptista e Rafael Mendonça Duarte).

Primeira brasileira na Legião de Honra

Durante a reunião, a pesquisadora Vera Maria Fonseca de Almeida-Val, líder do LEEM, tornou-se a primeira brasileira a ser admitida na Legião de Honra do Congresso Internacional de Biologia de Peixes, criada em 2000. Além dela, as pesquisadoras canadenses Patricia Wright e Suzie Currie foram condecoradas.

“Acredito que este é um grupo seleto que vem contribuindo para a organização e continuidade do congresso desde a sua criação. Esse evento torna-se cada vez mais importante por ser um ponto de encontro e discussão dos avanços nas pesquisas com peixes de ecossistemas aquáticos de todo o planeta”, destacou.

Por Ana Luisa Hernandes – Ascom Adapta/ Inpa – Foto: Mark Hartl

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.