Grande Vitória: Drenagem profunda beneficia cerca de 20 famílias

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretária Municipal de Infraestrutura (Seminf), executa a recuperação de drenagem profunda nas ruas Londrina e Iraque, localizadas no bairro Grande Vitória, zona Leste. A ação, além de melhorar a mobilidade das vias, visa prevenir erosões e alagamentos que prejudicam diretamente 20 famílias.

A drenagem será feita paralelamente nas duas ruas e as tubulações serão interligadas para facilitar o escoamento das águas. Em um dos trechos mais prejudicados na Rua Londrina, uma equipe com dez homens trabalha na recuperação de 65 metros de tubulação, com 0,60 centímetros de diâmetro cada, e na construção de cinco caixas coletoras, com 1,60 metro de diâmetro.

Na Rua Iraque, os trabalhos terão início na próxima segunda-feira, dia 1º de julho. No local, o acúmulo de água é freqüente devido aos danos nas tubulações da Rua Londrina. Os serviços devem ser concluídos em 60 dias.

O subsecretario de Serviços Básicos da Seminf, Antônio Peixoto, explica que é fundamental que os serviços sejam realizados. Ele ressalta que as obras de drenagem profunda são essenciais para a melhoria da urbanização da cidade, pois evitam deslizamentos, alagamentos e outros transtornos que põem em risco a qualidade de vida da população.

“Nossas equipes trabalham em várias frentes. E como as chuvas cessaram, elaboramos um cronograma das áreas mais precárias e distribuímos o pessoal. A determinação do prefeito Arthur Neto e do vice- prefeito e secretário da Seminf, Hissa Abrahão, é trabalhar no sentido de restabelecer o bem-estar das comunidades”, enfatiza Peixoto.

Morador da Rua Iraque, Francisco Lins elogia os trabalhos. “Não é a primeira vez que a prefeitura faz o conserto das tubulações neste local. O fato é que a rede é muito antiga e os tubos estreitos. Com o aumento do volume de águas na época das fortes chuvas e o movimento de carros e caminhões na rua, o afundamento acaba acontecendo, mas a prefeitura tem agido rápido quando isso acontece”, disse.

O trabalho de drenagem varia de construção de sarjeta (drenagem superficial) à canalização de valetas e vias (drenagem profunda, com assentamento de tubos para passagem de águas pluviais). Esses serviços evitam afundamento de pavimento, erosões e alagamentos.

Foto: Alexandre Fonseca 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.