Governo e Prefeitura discutem plano para combater a violência no trânsito

Governo d Estado e Prefeitura de Manaus, montam estratégias para combater a violência no trânsito

 

Governo d Estado e Prefeitura de Manaus, montam estratégias para combater a violência no trânsito
Governo d Estado e Prefeitura de Manaus, montam estratégias para combater a violência no trânsito

Manaus, AM – O Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus decidiram desenvolver um plano estratégico conjunto, com ações que possam contribuir para a redução da violência no trânsito na capital. Nesta segunda-feira (22), secretários, gestores e técnicos das áreas de trânsito, saúde e segurança realizaram, na sede da Secretaria Estadual de Administração (Sead), a primeira reunião de trabalho para discutir a parceria.

Eles assistiram a uma apresentação de indicadores reunidos pelo Projeto Vida no Trânsito – que é coordenado pelo Manaustrans –, que mapeia as áreas da cidade onde ocorrem o maior número de acidentes, os horários e os tipos mais freqüentes, índices de vítimas fatais, entre outras informações.

O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, ressaltou que os acidentes de trânsito – que hoje já são considerados pelas autoridades de saúde pública do País como uma epidemia – têm um impacto muito significativo no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nossa estimativa é que esses agravos representem custos anuais da ordem de R$ 400 a 500 milhões, para a rede pública de saúde do Amazonas”, destacou. Para o secretário, somente a partir da atuação intersetorial, poderão ganhar força novas políticas públicas e medidas que possam contribuir para a formação de motoristas mais conscientes de seus deveres e responsabilidade.

Indicadores

O secretário de Administração, Evandro Melo, que coordenou a reunião realizada por iniciativa do Governo do Estado, destacou que o primeiro encontro, em que foram apresentados os indicadores reunidos pelo Projeto Vida no Trânsito, demonstrou que a fase de diagnóstico já está bem avançada.

“O que precisamos agora é trabalhar com as variáveis do levantamento, estabelecer uma metodologia e planejar as ações”, disse ele.

Nova reunião

Todos querem e torcem por um transito menos violento na cidadde
Todos querem e torcem por um transito menos violento na cidadde

Ficou definido que, no próximo dia 15 de março, o grupo voltará a se reunir para fechar o planejamento das ações. Por sugestão dos participantes da reunião que aconteceu nesta segunda-feira, para o próximo encontro serão convidados também representantes do Ministério Público, do Juizado de Menores, Conselho Tutelar, Instituto de Criminalística, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

“É importante que as ações sejam fruto, realmente, do esforço de todas as áreas que, direta ou indiretamente, podem contribuir para o reforço da fiscalização e das medidas de orientação”, disse Evandro.

Representando o Governo do Estado, participaram da reunião, além dos secretários Pedro Elias e Evandro Melo, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcus Frota, o secretário estadual de Segurança Pública, Sérgio Fontes, o diretor do Departamento Estadual de Trânsito, Leonel Feitoza, e o secretário estadual de Cultura, Robério Braga. Pela Prefeitura de Manaus participaram o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, o diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), dentre outros técnicos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.