Governo do Maranhão visita Complexo da Piscicultura do Acre

Rio Branco – O secretário de Aquicultura e Pesca do Maranhão, Dayvson Franklin de Souza acompanhado de um assessor especial de sua pasta, Jose de Ribamar Pereira, estão no Acre visitando o Complexo Industrial da Piscicultura e a fábrica de Embutidos do Bujari.

“A piscicultura do Acre é referência para todos os estados brasileiros e nós viemos conhecer de perto este empreendimento para podermos adapta-lo à realidade do nosso estado”, comentou Dayvson Franklin.

Na manhã desta terça-feira, 14, o secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Edvaldo Magalhães, acompanhou-os ao gabinete do governador Tião Viana, onde o mesmo deu total apoio a iniciativa do governo maranhense.

“O governo do Acre dá todo o apoio à iniciativa de vocês, nossos técnicos estão à disposição para esclarecer qualquer duvida sobre o projeto”, esclareceu Tião.

O que chamou mais atenção da equipe de governo de Roseana Sarney é quanto ao arranjo societário da Peixes da Amazônia, empresa que administrará o Complexo.

“Essa ideia de montar uma empresa com recursos públicos, privado e comunitário, que é a Peixes da Amazônia, é um grande avanço de gestão. É dessa forma que podemos combater a miséria no nosso estado”, enfatiza Dayvson.

Projeto de Piscicultura do Acre vira referência para o Brasil

Em março deste ano, o Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, durante uma solenidade em Brasília, apresentou projetos estruturantes para fortalecer a aquicultura nacional no âmbito do Governo Federal, e o Programa de Piscicultura do Acre foi destaque na área de piscicultura em todo o país.

Segundo Crivella, todos os projetos a serem financiados futuramente pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) deverão englobar a cadeia produtiva de forma integrada, sendo composto basicamente: por uma unidade de produção de alevinos, fábrica de ração e unidade de processamento, a exemplo do que já acontece no Acre.

Esse novo modelo de gestão, em que o Acre é pioneiro, e agora serve de modelo para todo o país, iniciou em 2011 quando o Governo do Estado criou o Programa de Fortalecimento da Piscicultura acreana e implantou o Complexo Industrial de Piscicultura.

(Agência Acre)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.