Governador Omar Aziz é homenageado nos 10 anos da Fapeam

Manaus – Ao participar da comemoração dos 10 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), na noite desta quarta-feira (10), no Elegance Festas & Eventos, ocasião em que foi um dos homenageados com o diploma de Menção Honrosa, o governador Omar Aziz reconheceu a importância da instituição para o futuro econômico do Estado.

Primeira fundação de pesquisa da Região Norte, a Fapeam, segundo ele, está conseguindo atingir o propósito para o qual foi criada, que é o estímulo ao desenvolvimento da ciência e tecnologia.

Segundo Omar Aziz, mais de 100 micros e pequenas empresas estão produzindo e gerando emprego no Estado a partir de pesquisas financiadas pela Fapeam. A Fundação também financia pesquisas na área científica para instituições como a Fundação Alfredo da Matta, Fundação Cecon e Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira, entre outras. “Eu sei que esta atividade meio tem uma importância muito grande para o futuro da nossa região”, disse o governador, ao ressaltar que, em 2013, o orçamento próprio da Fapeam deve chegar a R$ 120 milhões, o que corresponde a um por cento da arrecadação do Estado.

Omar Aziz reconheceu a necessidade de criação de quadro permanente da instituição para sua consolidação. “Nossa ambição, agora, é criar o quadro permanente, através do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, fazer concurso público para efetivação, porque, hoje, independentemente do governador, a Fapeam é irreversível e está consolidada no seio da comunidade científica amazonense”. De acordo com ele, a instituição já demonstrou ter capacidade técnica e intelectual, além de garantia de orçamento.

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, disse que nesses dez anos é visível a mudança ocorrida no Estado em relação à pesquisa científica. “Nesses 10 anos da Fapeam, notamos uma grande mudança. A gente vê o compromisso com a pesquisa. O Amazonas está mostrando que pode fazer desenvolvimento com preservação”, disse.

Homenagem – Omar Aziz foi um dos homenageados com o diploma de Menção Honrosa conferido pelo Conselho Superior da Fapeam a personalidades que contribuíram para a trajetória institucional da fundação. Além deles, foram homenageados o senador Eduardo Braga e o ex-prefeito Amazonino Mendes, que não puderam estar presentes no evento; os professores doutores José Aldemir de Oliveira e Marilene Corrêa da Silva; Raimundo Nonato Botelho Noronha; Hidembergue Ordozgoith da Frota; Spartaco Astolfi Filho; Maria Salete Bahia Marques; Adalberto Luis Val; Carlos Brant; Maria José Alves Moraes; Moysés Benarrós Israel; e Erney Felício Plessmann Camargo.

Antes da cerimônia, os convidados assistiram à apresentação do físico e divulgador científico, Marcelo Gleiser, que falou sobre os desafios da ciência, com a palestra “Ciência e Sociedade”.

(Agecom) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.