Governador Omar Aziz anuncia eleições diretas para reitor na UEA

Amazonianarede – Agecom

Manaus – O governador do Amazonas, Omar Aziz, anunciou nesta segunda-feira, 25 de março, que a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) deverá contar com eleições para reitor, a partir de 2014.

O anúncio foi feito durante uma reunião com o novo reitor da instituição, Cleinaldo de Almeida Costa, a pró-reitora de Planejamento, Rose Roldão, e representantes da comunidade acadêmica, por meio do Sindicato dos Professores e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Omar Aziz lembrou que a realização de eleições diretas para a reitoria da UEA é um compromisso assumido por ele com a comunidade universitária, no início da sua gestão, e faz parte do processo natural de consolidação da universidade. O primeiro passo foi dado em 2011 com a realização de eleições diretas para a escolha dos diretores das unidades acadêmicas da capital. “É um processo que demonstra a maturidade dessa instituição, que só possui 12 anos, mas que tem se mostrado de vanguarda. Quando era estudante universitário e participei do movimento por eleições diretas na Ufam (Universidade Federal do Amazonas), ela já tinha 50 anos”, ressaltou o governador.

A UEA foi fundada em 12 de janeiro de 2001. Ainda de acordo com o governador, a escolha dos diretores dos Centros de Estudos Superiores da instituição no interior do Estado também será feita por meio de eleições, previstas para o segundo semestre deste ano. “A UEA tem um grande futuro pela frente. É necessário que tenhamos agilidade, compromisso e capacidade de realização”, destacou Omar Aziz, ao lembrar que a construção da Cidade Universitária, no município de Iranduba, é um passo definitivo para sua consolidação.

Na última quinta-feira (21), o governador nomeou o então diretor da Escola Superior de Ciências da Saúde, Cleinaldo Costa, como o novo reitor da UEA. “Saímos desta reunião com o sentimento maior de construir excelência. Tenho consciência dos muitos desafios que estão à nossa frente, mas rogo a Deus para estar à altura das necessidades que temos que superar. Dedicarei todo o meu empenho para que a UEA possa cumprir as demandas existentes”, declarou o reitor Cleinaldo Costa.

A reunião com o novo reitor e com a comunidade acadêmica também serviu para tratar assuntos como aumento do quadro de professores, entre outras demandas estruturais, para as quais o governador determinou solução imediata. Também ficou acordado que será trabalhado um projeto de gratificação por produtividade para valorização dos professores.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.