Gestores municipais conhecem diretrizes curriculares do novo Plano Nacional de Educação

21-07betoA Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e o Sistema de Ensino Aprende Brasil apresentaram, neste domingo, 20, para 260 gestores da rede municipal as diretrizes curriculares do novo Plano Nacional de Educação (PNE). As inovações foram expostas pelo professor e doutor em educação, Cesar Nunes, que faz parte da assessoria da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). Segundo ele, Manaus é a primeira capital brasileira a apresentar as novas diretrizes curriculares para os professores da rede municipal.

A orientação foi repassada no encerramento do Encontro Pedagógico Aprende Brasil, realizado no Hotel Amazônia Golf Resort, quilômetro 64, da Rodovia AM-010 (Manaus – Itacoatiara).

Cesar Nunes, além de informar sobre as novas diretrizes curriculares, emocionou e cativou os representantes das 125 escolas do 6° ao 9° ano que integram o sistema Aprende Brasil na rede pública municipal de Manaus.

“As novas diretrizes curriculares foram promulgadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), que é o órgão que legisla sobre a educação brasileira. Com a aprovação do Plano Nacional da Educação, abriu-se uma outra década de educação para o Brasil. De 2014 a 2024 a educação brasileira vai passar por uma grande transformação e a primeira cidade que nos chama pra falar sobre isso é Manaus. Venho aqui como pioneiro para apresentar as novas tendências da educação”.

Ele explicou, ainda, como organizar o novo currículo e como se deve trabalhar pedagogicamente o novo plano. “Manaus se atualiza e passa a contar com uma original forma de educar. Vim apresentar os princípios filosóficos e as diretrizes pedagógicas que devem organizar a escola e o currículo da escola básica brasileira. A Semed reúne as melhores condições objetivas, tem uma equipe laboriosa, um plano sensível e inspirador, uma parceria fecunda com o grupo Positivo para trabalhar essas novas diretrizes na perspectiva que cada professor seja autor do seu trabalho”, completou.

O encontro

O Encontro Pedagógico Aprende Brasil foi realizado durante o fim de semana, dias 19 e 20, com palestras e oficinas oferecidas a professores, gestores e pedagogos de 125 escolas que utilizam o sistema Aprende Brasil. O secretário municipal de educação, Humberto Michiles, informou que a secretaria avalia tornar os encontros uma ação permanente.

“Nós queremos realizar estes encontros pelo menos duas vezes ao mês, a cada dois fins de semana, trazendo um grupo de educadores, profissionais da área da educação das Divisões Distritais Zonais (DDZs) e das escolas, incluindo gestores, professores e pedagogos. O objetivo, além dessa motivação, é a integração e o fortalecimento do sistema educacional”.

Michiles comentou, ainda, sobre o sucesso desta primeira edição. “A educação é um imenso desafio e um desafio que tem consequências. É efetivamente aquilo que provoca transformação, que muda a vida das pessoas e nunca é demais a gente repetir isso por mais óbvio que pareça. Todos nós precisamos ser motivados, nos atualizar, nos aprimorar. Fico extremamente satisfeito com a motivação e entusiasmo com que esses educadores saem daqui. Estamos certo de que estamos contribuindo muito para melhorar a educação na cidade”.

Para a gestora da Escola Municipal Nina Lins, professora Nazilde de Souza e Silva, o encontro foi surpreendente. “Maravilhoso. Não tem outra palavra. Tivemos uma semana cansativa de trabalho, mas esse fim de semana de palestras e oficinas compensou todo o cansaço. Os palestrantes que estiveram aqui contribuíram muito para a nossa postura na escola, principalmente na questão de humanização. Superou todas as minhas expectativas”, comentou.

Texto: Luana Carvalho – Foto: Lton Santos/Semed

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.