Genoino deve ter pena extinta com indulto de Natal

25-12gemomimoBrasília – O ex-presidente do PT José Genoino, condenado no processo do mensalão a 4 anos e 8 meses de prisão, deve ter sua pena extinta.

Isso porque a presidente Dilma Rousseff assinou nesta quarta-feira (24) decreto que concede perdão (chamado indulto natalino) a presos de todo o país que se enquadrem em critérios pré-estabelecidos pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. As informações são da Folha de S.Paulo.

Concedido anualmente, a medida atinge milhares de presos. A maioria dos beneficiados é constituída de detentos de bom comportamento, baixas penas e não reincidentes. Genoino, no caso, deve receber o perdão judicial por já estar no regime aberto no Distrito Federal e por ter cumprido mais de 25% de sua condenação.

No entanto, o benefício não é automático. O condenado terá de enviar um pedido à Justiça dizendo que se enquadra nas regras do indulto de Natal deste ano. Após isso, o juiz de execução terá de analisar o caso, verificar se Genoino teve bom comportamento e checar se ele realmente pode descontar dias de sua pena por ter estudado.

Se Genoino se enquadrar nestes critérios, o juiz dará o aval para extinguir a pena do ex-presidente. Como o processo principal do mensalão corre no STF (Supremo Tribunal Federal), a palavra final será do relator da matéria, o ministro Luís Roberto Barros.

Condenados soltos

A maior parte dos políticos do núcleo do mensalão está fora dos presídios. José Dirceu (ex-ministro) e Delúbio Soares (ex-tesoureiro do PT), por exemplo, cumprem pena em suas casas pelo regime aberto. O mesmo acontece com os ex-deputados Valdemar Costa Neto (PR-SP), Bispo Rodrigues (PR-RJ) e Pedro Henry (PP-MT).

Nenhum deles foi beneficiado com o indulto de Natal de 2014, pois suas condenações são maiores que a de Genoino. Mas, se no ano que vem as regras forem as mesmas da atual, os cinco devem conseguir extinguir suas penas.

(Com informações da Folha de S.Paulo)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.