Galera Nota 10 qualifica juventude e receberá mais investimentos em 2013

Galera nota 10
Galera nota 10
Amazonianarede – Sejel 

Manaus – Criar oportunidades e construir cidadania é o foco do Programa Galera Nota 10 durante seus 10 anos de funcionamento no Amazonas. Na última quinta-feira, 22 de novembro, o Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), certificou 53 jovens do programa nos cursos de “Informática Básica” e “Assistente de Operação Administrativo”. Desses, 20 já estão em plena atividade no mercado de trabalho.

Durante o evento, além dos shows de hip hop e swingueira que animaram a tarde na Vila Olímpica de Manaus, os convidados puderam apreciar o trabalho nas artes plásticas de alguns usuários do Galera Nota 10.

A titular da Sejel, Alessandra Campêlo, anunciou a meta de capacitar, em 2013, mais 300 jovens em parceria com o Cetam e outras instituições. “O Governo trabalha diariamente para criar oportunidades, principalmente aos jovens que estão tendo uma segunda chance para demonstrar seu talento e trabalho. Vamos buscar parceria com o Governo Federal e oferecer mais cursos de capacitação ao longo de 2013”, informou Campêlo.

Em 2001, mais de 600 grupos de galeras atuavam em Manaus. O então secretário de Segurança Pública, Omar Aziz, atual governador do Amazonas, decidiu criar o Galera Nota 10, com o objetivo de tirar jovens que praticavam crimes na cidade e dar um espaço com atividades esportivas, culturais, lazer, além de acompanhamento social.

“Começamos a recolher os jovens das 22h às 3h e levá-los aos centros onde aconteciam atividades de música, dança e arte. Os que participavam do programa também recebiam acompanhamento psicológico e social”, falou o governador Omar, por meio de mensagem durante o evento.

Resultados positivos

Segundo estatísticas, com dois anos de funcionamento do programa, houve a redução de 45% nos crimes nas regiões aonde o Galera Nota 10 funcionava. Hoje, já nota-se a queda de 95% de crimes praticados por galeras.

Eleito orador da turma, o jovem Felipe Talisson, de 21 anos, concluiu o curso de Assistente Administrativo e afirma estar realizando um sonho. “Após três meses de curso e muita dedicação, consegui finalizar mais uma meta na minha vida. Sinto que tenho o compromisso de retribuir para a sociedade a oportunidade recebida”, destacou Felipe, que participa durante a semana nas atividades oferecidas no Centro de Convivência da Família, no bairro Mutirão, Zona Norte de Manaus.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.