Futebol olímpico feminino jogará na Arena da Amazônia

futebol olímpico feminino, jogará na arena da Amazônia
futebol olímpico feminino, jogará na arena da Amazônia
futebol olímpico feminino, jogará na arena da Amazônia

Brasil – A Fifa e o Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgaram nesta terça-feira a tabela oficial dos torneios de futebol das Olimpíadas de 2016. Cabeça de chave do Grupo A, a seleção brasileira masculina disputará dois jogos da primeira fase em Brasília e outro em Salvador. A equipe feminina – primeiro time do Grupo E – atuará duas vezes no Rio de Janeiro (Engenhão) e uma em Manaus.

Ao todo, são sete sedes diferentes para os dois torneios. Mineirão (Belo Horizonte), Mané Garrincha (Brasília), Arena da Amazônia (Manaus), Engenhão e Maracanã (Rio de Janeiro), Arena Fonte Nova (Salvador) e Arena Corinthians (São Paulo). O Maracanã, no Rio, só receberá semifinais e as finais dos dois torneios. A capital mineira abrigará a disputa pela medalha de bronze masculina, e a cidade paulista será palco da decisão do terceiro lugar feminino.

Demonstração de força

Para o vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira, a escolha da Arena da Amazônia como palco de um dos jogos da seleção brasileira feminina no Torneio de Futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no dia 9 de agosto do ano que vem. “Isso demonstra a força que temos, como subsede na Amazônia, e vai fortalecer ainda mais o evento, atraindo mais turistas e gerando renda”, disse Oliveira. A tabela de jogos das seleções masculina e feminina do torneio foi divulgada pela Fifa nesta terça-feira, 10 de novembro.

A seleção feminina desembarca em Manaus após disputar os dois primeiros jogos do torneio no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, estado-anfitrião dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

O torneio de futebol feminino começa no dia 3 de agosto, com a estreia da seleção brasileira pelo Grupo E no Engenhão, onde também disputa outra partida no dia 6 de agosto e, no dia 9, às 21 horas, joga na Arena da Amazônia, encerrando sua participação na fase de grupos.

As quartas de finais do torneio feminino serão disputadas em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Salvador (BA) e São Paulo. As semifinais em Belo Horizonte e Rio de Janeiro e a final no estádio do Maracanã, também no Rio de Janeiro.

Atualmente sob o comando de Rogério Micale, a seleção masculina será treinada por Dunga na competição do próximo ano, na qual busca a sua a primeira medalha de ouro na história – em 2012, o Brasil ficou com a prata, perdendo a final para o México no estádio de Wembley, em Londres.

A expectativa é que Neymar seja liberado pelo Barcelona para reforçar a Seleção – mesmo após a disputa da Copa América nos Estados Unidos e no início da temporada europeia. Na quarta-feira, o time sub-23, com Micale como técnico, faz um amistoso de preparação contra os Estados Unidos, no Recife, às 21h (de Brasília). A partida terá a transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em Tempo Real no GloboEsporte.com.

Na seleção feminina, o sonho do ouro inédito também é abastecido com otimismo. A eliminação nas oitavas de final do Mundial diante da Austrália, em junho, já ficou para trás, e o título no Pan-Americano com campanha 100% animou as atletas comandadas por Vadão.

Amazonianarede

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.