Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação disponibiliza guia para escolha de livros

Estão disponíveis no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – www.fnde.gov.br  – as instruções e o guia para a escolha dos livros didáticos que serão usados pelas escolas públicas estaduais no próximo triênio (2014-2016), nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano).

A gerente de programas e projetos especiais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marcilene Mattos, explica que o sistema para as escolas inserirem as informações sobre os livros que vão utilizar estará aberto entre os dias 2 e 12 de agosto. “Mas para orientar os professores e pedagogos na escolha dos livros, o FNDE já disponibilizou o guia e as informações. Assim, quando o sistema abrir, no dia 2 de agosto, a escola já terá definido os livros que vai usar, e apenas lança no sistema”, disse Marcilene.

No guia, professores e pedagogos têm acesso às informações de cada coleção disponível para a escolha, por ano e disciplina (Ciências, Geografia, História, Matemática, Português e Língua Estrangeira). “A escola vai definir sua escolha pelos livros que melhor se adéquam ao seu plano de projeto pedagógico”, afirma Marcilene.

Todos os anos as escolas devem escolher os livros que vão utilizar, em cada nível de ensino, pelos próximos três anos. Em 2013, a escolha será dos livros didáticos para o 6º, 8º e 9º anos do ensino fundamental.

Segundo Marcilene, as escolas podem escolher livros diferentes uma das outras. “A escola tem liberdade para escolher o livro que estiver melhor adequado a sua proposta de ensino”, explica a gerente.

A partir de agora, o Ministério da Educação (MEC) passa a distribuir para as escolas, além das coleções didáticas impressas, conteúdo multimídia complementar aos livros. Assim, a escola receberá, além dos livros didáticos, os DVDs correspondentes a essas obras com seus respectivos conteúdos multimídia.

Esses conteúdos multimídia poderão ser reproduzidos livremente para todos os alunos. E serão disponibilizados também no portal do professor ( portaldoprofessor.mec.gov.br ), e em outro ambiente virtual do MEC, a ser divulgado posteriormente. Para mais informações, a escola deve consultar o portal do FNDE, ou recorrer ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) pelo telefone 0800 616161, teclando “2” e depois “5” para acessar o FNDE.

Concluída a escolha, a distribuição dos livros começar ser realizada no final de outubro desse ano, para que as obras sejam utilizadas a partir de 2014. Marcilene disse que a Seduc já enviou e-mails para todas as escolas comunicando que o guia dos livros didáticos está disponível na Internet.

(Agecom) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.