França em silêncio faz homenagem a vítimas de Nice

A Frqnaa, homenageia as vitimas do agentado em Nice

 

A Frqnaa, homenageia as vitimas do agentado em Nice
A França, homenageia as vitimas do atentado em Nice

Nice, FR – A França fez um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do ataque em Nice, no Sul da França, que deixou 84 mortos e mais de 200 feridos na quinta-feira (14). Um caminhão atropelou o grupo de pessoas que assistiam à queima de fogos em comemoração  da Queda da Bastilha.

O primeiro-ministro do país, Manuel Valls, foi vaiado e insultado pelo público do evento, que criticavam a falta de segurança no país. A rede BFMTV noticiou haver cartazes na multidão pedindo a renúncia de Valls e do presidente François Hollande.

“As vaias e os insultos são indignos em uma cerimônia de homenagem às vítimas. O momento é de preservar a união nacional e não criar divisão e ódio”, disse Valls pouco depois à edição digital do jornal local “Nice Matin”.

Uma sondagem publicada pelo jornal Le Figaro, nesta segunda feira, mostrou que apenas 33% dos entrevistados têm confiança na capacidade da liderança atual para combater o terrorismo – queda acentuada em comparação aos 50% ou mais registrados no ano passado.

Foi a primeira vez que houve um protesto contundente contra um representante do governo após uma grande tragédia no país. Nos últimos 18 meses, o país viveu o ataque à revista “Charlie Hebdo” em janeiro de 2015 e os atentados simultâneos de 13 de novembro do mesmo ano, mas nunca antes os cidadãos tinham se comportado dessa forma.

O autor do atentado, o tunisino Mohamed Lahouaiej-Bouhlel, foi morto por policiais. Pouco antes do ataque ele enviou um SMS “gabando-se de ter obtido uma pistola 7.65 e evocando o fornecimento de outras armas”, de acordo com a agência de notícias France Presse.

Autoridades francesas confirmaram, na noite deste domingo (17), a morte da carioca Elizabeth Cristina de Assis Ribeiro. A identificação foi feita por exame de DNA. Maria Inês, mãe da vítima, ainda não havia sido informada sobre onde está o corpo da filha. A informação foi divulgada pelo Fantástico.

O atropelamento aconteceu no Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), uma avenida beira-mar, por volta das 22h30 (17h30 em Brasília). De acordo com a BBC, o veículo teria percorrido 2 km entre a multidão. O presidente François Hollande anunciou que irá estender por mais três meses o estado de emergência no país, além de reforçar suas operações na Síria e no Iraque.

Amazonianarde-Sistema Globo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.