Fórum Mário Verçosa, em Aparecida, terá atividades do “Novembro Azul”

Novembro Azul, está chegando ao Forum Mário Verçosa, em Aparecida

 

Novembro Azul, está chegando ao Forum Mário Verçosa, em Aparecida
Novembro Azul, está chegando ao Fórum Mário Verçosa, em Aparecida

Manaus, AM – De 16 a 21 de novembro, os servidores e usuários do Fórum Mario Verçosa, localizado no bairro de Aparecida, poderão participar de uma série de atividades que pretendem reforçar, entre outras orientações sobre a saúde do homem, a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de próstata.

A ação, que integra as atividades da campanha Novembro Azul, será realizada pela equipe de médicos, psicólogos, enfermeiros e assistente social, com o apoio da Divisão de Serviços Médicos do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Além de palestras sobre o tema, serão realizadas orientações de enfermagem quanto à saúde masculina, aferição de pressão arterial e testes de glicemia. No dia 16, haverá uma sessão de técnicas de relaxamento, orientada pelas psicólogas Maysa Mancilha (Fórum Mário Verçosa) e Aline Gomes (Fórum Henoch Reis). Essa atividade acontecerá no auditório Desembargadora Liana Belém Pereira de Souza. As enfermeiras Raviguiana Machado e Maria Alexsandra Paiva e a assistente social Raquel Fernandes de Souza, também integram o grupo que estará realizando as ações da semana de prevenção.

As palestras sobre o câncer de próstata serão coordenadas pela médica Maria de Nazaré Costa da Silva. Segundo ela, este tipo de câncer é o segundo de maior incidência, entre homens, no Brasil, mas que pode ser tratado, se diagnosticado com antecedência. “Descoberto precocemente, este tipo de câncer tem uma taxa de cura muito alta. Embora tenha como tema central o câncer de próstata, o Novembro Azul também procura conscientizar os homens de que, assim como as mulheres, eles precisam ter uma postura mais preventiva e procurar, por exemplo, fazer exames de rotina, entre eles o que detecta o câncer de próstata”, disse a médica.

Exames no Fórum Henoch Reis

Nesta sexta-feira (11), a unidade móvel de saúde da Prefeitura de Manaus que está posicionada no estacionada no Fórum Henoch Reis desde o último dia 7, terá sua agenda de atendimentos voltada para servidores do sexo masculino do TJAM, também como parte da campanha Novembro Azul. Ultrassonografias de próstata (via abdominal), de vias urinárias, de rins, de tireoide, de bolsa escrotal e de abdômen total, além do exame sanguíneo para verificação de Antígeno Prostático Específico (PSA total) estão entre os procedimentos que serão disponibilizados.

Conforme a diretora do Setor Médico do TJAM, Ana Cyra Saunders Fernandes Coelho, a exemplo das ações realizadas no mês passado, quando a Corte Estadual aderiu à campanha Outubro Rosa dando maior atenção à saúde da Mulher, neste mês de novembro as ações estão mais fortemente voltadas a questão da saúde do homem, com atividades para os servidores.

Ana Cyra informou que os exames desta sexta-feira foram previamente agendados e a expectativa é atender mais de 70 servidores. “As pessoas compreenderam a importância do cuidado preventivo e requisitaram seus agendamentos a partir da divulgação dos serviços em nossa rede interna de comunicação (intranet)”, informou a diretora.

Além dos exames de imagem (ultrassonografias) que serão oferecidos no atendimento, os servidores também poderão realizar o exame para verificação de Antígeno Prostático Específico (PSA total). A partir da coleta sanguínea, o exame PSA total pode indicar processos inflamatórios ou surgimento de tumor na próstata, e o diagnóstico favorece o tratamento preventivo ao câncer.

O exame é direcionado a homens com idade igual ou superior a 50 anos, os quais devem estar em jejum de, ao menos, quatro horas e em abstinência sexual por, no mínimo, 24 horas.
O exame PSA total para as pessoas já agendadas será oportunizado gratuitamente pelo Laboratório de Análises Clínicas São Braz, cuja parceria foi viabilizada pelo Departamento de Serviço Social do TJAM.

O diagnóstico precoce é essencial para cura do câncer de próstata e é recomendado que, a partir dos 50 anos de idade, os homens façam consulta regular ao urologista. Em sua fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa e muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). O médico adotará a melhor estratégia a fim de investigar possíveis riscos da doença.

Amaznianarede-Ascom/Tjam

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.